Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quais os problemas mecânicos mais comuns em máquinas pesadas?

Alguns problemas mecânicos podem acontecer com mais frequência nas máquinas pesadas. Veja quais são eles para prevenir essas situações.

Atualizado em

15 de novembro de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Ainda que as máquinas pesadas tenham uma estrutura robusta e muito resistente, elas também estão sujeitas a problemas mecânicos. Saber quais são eles faz toda a diferença para resolver a situação com mais rapidez e evitar que isso aconteça.

Junio da Silva de Jesus, Engenheiro Mecânico e Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel, alerta que as falhas mecânicas trazem impactos financeiros negativos. A operação do equipamento é prejudicada, sua disponibilidade física é reduzida e a produtividade é afetada.

Foi por isso que conversamos com o especialista para que ele contasse quais são os problemas mecânicos mais comuns que as máquinas pesadas costumam apresentar. Junio também explica a importância da manutenção para prevenir essas situações. Continue lendo para conferir!

Que tipo de problema ocorre com frequência em máquinas pesadas?

Qualquer tipo de equipamento pode apresentar problemas mecânicos, inclusive as máquinas pesadas. Na verdade, é uma tendência natural isso acontecer, já que com o tempo as peças sofrem um processo de desgaste natural.

Além disso, o modo como as máquinas pesadas são operadas e tratadas no dia a dia pode influenciar a manifestação de falhas e problemas. Alguns acontecem com mais frequência, e Junio listou os principais para que você possa ficar em alerta. Veja a seguir.

1. Falhas no sistema de injeção

O sistema de injeção de combustível dos motores a diesel pode apresentar falhas devido à falta de manutenção preventiva dos seus componentes. Porém, esse não é o único motivo. Os problemas mecânicos na injeção acontecem, principalmente, pela má qualidade do diesel utilizado. Daí a importância de optar por um combustível de confiança.

2. Falhas nos sistemas hidráulicos

Segundo Junio, esse tipo de problema mecânico geralmente acontece devido à sobrecarga do sistema, o que pode ser decorrente, por exemplo, do uso inadequado da máquina. Os óleos lubrificantes também têm um papel muito importante no sistema hidráulico. Então, se não forem genuínos, são mais um dos fatores que podem causar falhas hidráulicas.

3. Falhas nos sistemas elétricos

O sistema elétrico das máquinas pesadas também contém componentes plásticos que podem ressecar com o tempo, ou devido à agressão de fatores externos. As altas temperaturas operacionais, por exemplo, fazem com que eles fiquem ressecados. O mesmo acontece se o ambiente for agressivo demais.

4. Quebra ou falha em transmissões e eixos

Quando as máquinas pesadas não são operadas no modo correto, os eixos e as transmissões podem falhar ou quebrar. Esses problemas mecânicos acontecem também quando as vias e os acessos estão mal conservados ou mal dimensionados, dificultando a movimentação.

Como evitar problemas mecânicos em máquinas pesadas?

Junio recomenda a adoção de três medidas para evitar problemas mecânicos nas máquinas pesadas. Elas envolvem as manutenções, os operadores e a gestão das máquinas.

1. Faça manutenções preventivas

É verdade que as máquinas pesadas têm o seu tempo de vida útil. Entretanto, de acordo com Junio, fazendo um bom controle de manutenção, é possível alcançar ou até mesmo ultrapassar esse tempo. Além disso, ele conta que durante esse período as manutenções preventivas ajudam a reduzir o número de falhas.

“Todo equipamento tem uma periodicidade de manutenção indicada pelo fabricante. Porém, outros controles de manutenção devem ser empregados para identificação do melhor momento para realizar uma intervenção. Isso evita as chamadas quebras catastróficas”, alerta o especialista.

Ele também ressalta a importância do uso de materiais genuínos na manutenção, já que isso contribui com o bom funcionamento das máquinas. Além da quebra catastrófica, fazer as manutenções no tempo correto evita:

  • parada não programada;
  • desgaste prematuro;
  • insegurança operacional;
  • alto custo operacional;
  • depreciação na hora da revenda.

2. Selecione e treine os seus operadores

Alguns problemas mecânicos das máquinas pesadas acontecem devido a erros na hora de operar o equipamento. Dessa forma, é possível prevenir essas situações realizando um bom processo de seleção dos operadores.

É importante que eles sejam profissionais capacitados e, de preferência, experientes para que possam realizar um bom trabalho. Mas não se pode parar por aqui. Mesmo com experiência, os operadores escolhidos precisam passar por treinamento.

Isso vai garantir que seu conhecimento seja atualizado e que o profissional esteja à par de como as operações devem ser conduzidas na propriedade. Também se aprofundará no modo como a máquina escolhida funciona e as melhores práticas de operação para aquele modelo.

3. Tenha gestão de máquinas

O especialista da Tracbel explicou que cada equipamento tem uma periodicidade de manutenção. É essencial fazer uma boa gestão da sua frota para não acabar perdendo esse prazo.

Por isso, elaborar um bom programa para o controle de manutenções vai facilitar bastante o planejamento e execução delas. Dessa forma, é possível fazer paradas planejadas para que as máquinas recebam manutenção no momento certo.

Não podemos esquecer que as ações de cuidado e conservação no dia a dia são fundamentais para garantir boas condições de operação. Pode ser estabelecido um protocolo ou uma rotina para que operadores e colaboradores saibam como proceder para manter os cuidados básicos.

O que fazer quando uma máquina apresenta problemas mecânicos?

Quando os problemas mecânicos acontecem, eles não podem esperar. Junio recomenda realizar a correção de imediato. Segundo ele, adiar a solução pode agravar a situação daquele problema ou então fazer com que outras falhas apareçam.

E essas paradas não programadas podem prejudicar de forma significativa a produtividade. É essencial contar com agilidade na hora de fazer as correções para que o equipamento fique o menor tempo possível parado.

Contar com bons especialistas faz toda a diferença para que os problemas mecânicos das máquinas pesadas sejam solucionados com agilidade. A Tracbel pode ajudar nesse sentido também.

“A Tracbel conta com uma equipe de técnicos treinados e qualificados pelo fabricante. Eles garantem a rápida solução do problema com qualidade, segurança e cuidado com o meio ambiente, além de diminuir a chance de retrabalho”, diz Junio.

Com a rastreabilidade dos problemas mecânicos mais comuns em máquinas pesadas, você pode adotar medidas para evitar que eles aconteçam. Porém, se mesmo assim aparecerem, conte com a experiência de quem entende do assunto. Assim, você alcançará a solução o mais rápido possível e evitará prejuízos em sua propriedade.

Soluções de Pós-Venda da Tracbel:

A Tracbel, sua parceira confiável em máquinas pesadas, oferece uma variedade de soluções de pós-venda para ajudá-lo a manter suas escavadeiras em perfeitas condições. Nossos pacotes de serviço abrangentes incluem manutenção preventiva, inspeções regulares e reparos com peças genuínas das marcas Volvo, SDLG.

Além disso, por meio de nosso E-commerce, você pode acessar facilmente peças genuínas de linha amarela, garantindo a qualidade e confiabilidade que sua escavadeira merece. Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções de pacotes de serviços. Clique aqui e conheça também o nosso E-commerce de Peças.

Tenha uma parceria de sucesso para garantir a qualidade das operações em sua propriedade. Entre em contato com a Tracbel e conheça as soluções disponíveis para você!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade