Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Por que e como realizar o treinamento para operador de empilhadeira?

Entenda qual é a importância do treinamento para operador de empilhadeira e saiba o que diz a norma sobre essa capacitação!

Atualizado em

28 de dezembro de 2021

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Em diversas áreas do mercado, o uso de máquinas como empilhadeiras se faz necessário. Esse equipamento, além de facilitar o trabalho em diversos aspectos, também economiza bastante tempo.

Porém, para seguir as regras de segurança e a norma de manuseio de empilhadeira, o treinamento para operador de empilhadeira é necessário.

No presente texto, vamos explicar tudo sobre a importância do treinamento para operador de empilhadeira. Assim como o que diz a norma sobre essa capacitação. O tema é de seu interesse? Prossiga com a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto!

Por que o treinamento para operador de empilhadeira é necessário?

Neste tópico, vamos falar sobre os motivos pelos quais o treinamento para operador de empilhadeira é tão necessário. Existem diversas razões que fazem com que essa especialização seja importante. Confira!

Ajuda no crescimento da empresa

O treinamento para operador de empilhadeira, primeiramente, é o passo inicial para qualquer empresa que lida com estoque ou grandes insumos crescer.

Sabemos que são diversos os ramos que precisam utilizar empilhadeiras. Por isso, o lucro e estabilidade dessas companhias depende da operação correta das máquinas que lidam com o estoque.

Garante a segurança

O treinamento para operador de empilhadeira é de extrema importância para a segurança geral dos colaboradores. Com as habilidades adquiridas, a segurança é assegurada e a possibilidade de acidentes é drasticamente diminuída.

Para lidar com máquinas pesadas como empilhadeiras, é essencial saber técnicas de manuseio, assim como outros assuntos que rodeiam a segurança no trabalho.

Ajuda na execução do trabalho

A qualificação na área ajuda não apenas na segurança, mas também para que a execução do trabalho seja a melhor possível. O treinamento para operador de empilhadeira, portanto, ajuda em melhores resultados para a empresa.

Ter capacitação nos campos teóricos e práticos ajuda os colaboradores de uma empresa a trabalhar da melhor forma.

É obrigatório

Além de tudo que já expomos, vale a pena ressaltar que o treinamento para operador de empilhadeira é obrigação do empregador.

Ou seja: ele deve oferecer a seus colaboradores. Por meio da NR 11 e da NR 12, fica determinada a obrigação da adoção dessas medidas de segurança ao manusear a empilhadeira.

Essas normas são obrigatórias exatamente para assegurar que os colaboradores realizem a operação da ferramenta em total segurança.

Agora que você já sabe por que o treinamento para operador de empilhadeira tem grande importância, continue a leitura. O próximo tópico vai detalhar mais sobre a obrigatoriedade desse treinamento.

O que diz a norma sobre a capacitação do operador de empilhadeira?

Como dissemos, existem normas que dispõem sobre regras em relação à capacitação do operador de empilhadeira. Assim como em relação à segurança, capacitação, condições da máquina, entre outros pontos.

As principais são a Norma Regulamentadora 11 (NR 11) e a Norma Regulamentadora 12 (NR 12). A seguir, vamos detalhar mais sobre o que elas dizem sobre o manuseio da empilhadeira e equipamentos correlatos, como carregadeiras e escavadeiras.

Habilitação do operador

Antes de mais nada, as normas falam sobre a necessidade de o indivíduo ser devidamente habilitado e capacitado para operar uma empilhadeira ou qualquer equipamento correlato.

Para isso, é preciso um treinamento específico, a cargo do empregador. Essa capacitação precisa seguir algumas regras. Por exemplo, os professores devem ser devidamente qualificados e habilitados para tal.

Há, também, a exigência de uma reciclagem para os operadores. Ela deve ser feita no caso de mudanças, a fim de assegurar a operação correta dos equipamentos.

Cuidados na operação

Há, da mesma forma, a necessidade de se observar alguns cuidados específicos na operação. Antes de iniciar, por exemplo, é preciso fazer uma verificação nas condições da empilhadeira. Esse checklist deve ser seguido sempre, antes de começar a operação.

As máquinas precisam ter, à disposição, seus manuais de operação do fabricante. Isso é necessário para garantir a segurança dos colaboradores durante os trabalhos.

Por questões de segurança, as empilhadeiras devem ter buzina e sinais sonoros. Durante o processo, o operador deve utilizar algum tipo de identificação com foto, e sempre em algum local visível.

Cuidados com o equipamento

As regras também dispõem sobre alguns cuidados a serem tomados com as máquinas. Para garantir o bom funcionamento, elas devem passar por inspeções frequentes. Problemas pontuais devem ser sanados, como, por exemplo, peças com defeitos.

Outro ponto a atentar é o peso máximo de utilização das empilhadeiras. Apesar de os equipamentos serem poderosos, deve-se respeitar o limite que cada máquina pode carregar.

Observância às regras de segurança

Como mencionamos, o diploma normativo se preocupa com a segurança, entre outros aspectos. O operador sempre deve atentar às regras de segurança dispostas nas normas. Isso inclui observar as placas e os avisos do local, assim como as faixas e sinais no chão.

Existe uma parte que se dedica especificamente ao material e seu posicionamento. É bom evitar colocar materiais pesados obstruindo saídas de emergência, equipamentos de segurança, entre outros.

Como realizar esse treinamento na prática?

Agora que você já sabe que é importante realizar o treinamento para operador de empilhadeira, assim como o que diz a norma, vamos falar sobre o treinamento em si. Como ele pode ser realizado na prática e quais são os cuidados ao oferecê-lo aos colaboradores? Confira!

Como falamos, o treinamento para operador de empilhadeira é obrigatório de acordo com as normas do setor. Ao oferecê-lo aos seus colaboradores, há diversos benefícios operacionais e na segurança.

Um mínimo de 20 horas-aula é o indicado para esse tipo de curso. Há uma importância em procurar um tipo de treinamento que englobe as áreas teóricas e práticas da mesma forma. Afinal de contas, operar máquinas é uma tarefa bem prática.

Um cuidado importante na hora de oferecer o treinamento para operador de empilhadeira a seus colaboradores é procurar profissionais que tenham habilitação para ministrar tal curso.

A partir da leitura deste texto, fica fácil entender a importância do treinamento para operador de empilhadeira. É fundamental atentar para o que diz a norma sobre essa capacitação, realizar o treinamento necessário para a segurança e garantir um bom trabalho.

Você gostou de saber mais sobre o treinamento para operador de empilhadeira? Esperamos que o nosso texto tenha sido útil. Para que você sempre fique por dentro das novidades da Tracbel, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade