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Pós-venda de máquinas pesadas: O que é e quais seus principais benefícios?

Para fazer uma compra bem-sucedida e adquirir produtos de qualidade, é muito importante atentar-se às características e aos serviços oferecidos pelo negócio.

Atualizado em

1 de fevereiro de 2024

Autor

Grupo Tracbel

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Para fazer uma compra bem-sucedida e adquirir produtos de qualidade, é muito importante atentar-se às características e aos serviços oferecidos pelo negócio onde você vai realizar a aquisição. Nesse momento, buscar por empresas que oferecem um pós-venda de qualidade é muito importante, principalmente quando estamos falando da aquisição de máquinas.

O pós-venda representa um grande diferencial competitivo, pois significa que a empresa não vai encerrar o vínculo com seus clientes após uma venda ser efetuada. A prática contribui diretamente para aumentar a satisfação do público, contribuindo para uma experiência de excelência durante toda a jornada de compra.

Mas, afinal, você sabe o que é o pós-venda para máquinas e quando ele é realizado? Para falar sobre o assunto e destacar como esse serviço é realizado na Tracbel, convidamos o Gerente Geral de Serviços da empresa, Fernando Deway. Continue a leitura e entenda como funciona o pós-venda da Tracbel!

O que é pós-venda?

O processo de pós-venda consiste em um conjunto de ações da empresa com foco no relacionamento com o cliente após uma venda ser efetuada. “É nessa etapa do atendimento que o cliente descobre se quer continuar mantendo contato com a empresa e ela entende se é possível fidelizá-lo”, explica Fernando Deway.

O pós-venda pode incluir diferentes tipos de iniciativas, como o oferecimento de canais de comunicação para a resolução de problemas, a entrega de brindes e o envio de novas ofertas. O importante é criar as condições ideais para que as pessoas sejam sempre atendidas da melhor forma e, no futuro, voltem para realizar novas compras.

Quando acontece o pós-venda?

Os serviços de pós-venda são oferecidos pelas empresas assim que uma venda é efetuada, de modo a criar ações eficientes que contribuem para melhorar o relacionamento com os clientes. Porém, existem dois tipos de pós-venda, que contam com características distintas. Saiba quais são eles a seguir.

Pós-venda ativo

Neste tipo de serviço, a empresa entra em contato com o cliente logo após a compra, tendo como objetivo entender se ele está satisfeito com a experiência no negócio. O contato geralmente é feito por telefone, mas também pode ser feito por e-mail, redes sociais, entre outros.

Nesse momento, é importante que você conte tudo o que achou da jornada de compra, fazendo elogios, sugestões e até mesmo possíveis críticas. Assim, poderá ajudar a empresa a melhorar ainda mais seus serviços.

Pós-venda receptivo

Ao contrário do pós-venda ativo, no receptivo a empresa não entra em contato com o cliente, mas sim, disponibiliza uma equipe de atendimento para oferecer o suporte adequado e esclarecer dúvidas dos clientes após a compra.

Empresas que prezam pela qualidade de seu atendimento oferecem diversos canais aos clientes no pós-venda receptivo, de modo a tornar o contato o mais rápido e eficiente possível. Atualmente, canais de autoatendimento, principalmente pelo WhatsApp, são os mais populares.

O que esperar do pós-venda?

O Gerente Geral de Serviços da Tracbel destaca que um dos principais objetivos do pós-venda é garantir a satisfação do cliente. “De nada adianta oferecer produtos de qualidade, se não houver um pós-vendas eficiente”, comenta.

Quando uma empresa oferece esse serviço, você terá a certeza de que receberá todo o suporte necessário após adquirir um produto. E isso é possível a partir do oferecimento de diferentes serviços, como:

  • contato ativo por canais variados, como e-mail, WhatsApp e redes sociais, contribuindo para uma maior aproximação entre o cliente e a empresa;
  • suporte técnico via chatbot, ferramenta que automatiza o suporte oferecido no pós-venda e permite ao cliente esclarecer dúvidas e realizar procedimentos sem a ajuda de um atendente humano;
  • oferecimento de descontos em compras futuras, o que é um grande atrativo para que você pague menos ao fazer uma nova aquisição quando precisar.

Vale destacar que, se necessário, você também pode entrar em contato com o negócio antes do pós-venda. Empresas com um atendimento de qualidade, como é o caso da Tracbel, mantém seus canais e serviços sempre à disposição do público, antes e após a compra.

Quais são as vantagens de contar com o pós-venda da Tracbel?

O pós-venda para máquinas da Tracbel tem como foco promover a satisfação dos clientes a partir de produtos e serviços que proporcionam soluções com maior agilidade, disponibilidade, confiabilidade e, principalmente, bom atendimento.

Isso é garantido graças à execução de diversas estratégias de pós-vendas para máquinas, que permitem a adoção de ações eficientes para melhorar o relacionamento com os clientes.

Entre as ações da Tracbel está a garantia de um menor tempo de espera durante os atendimentos, a oferta de preços e condições especiais e a disponibilização de uma plataforma digital que possibilita a aquisição de peças e serviços remotamente.

E quando o assunto são máquinas, ações eficientes são ainda mais importantes. “Máquinas paradas não são situações agradáveis para o cliente. Portanto, o pós-vendas oferece soluções que vão desde o atendimento presencial até o remoto, por meio uma de equipe especializada e preparada para corresponder às necessidades dos consumidores, com qualidade e agilidade”, revela Fernando Deway.

Como é o pós-venda para máquinas realizado pela Tracbel?

Fernando Deway explica que, no pós-venda desenvolvido pela Tracbel, o objetivo é garantir suporte e atenção ao cliente, envolvendo diferentes áreas da empresa, que precisam atuar de maneira integrada e em sincronia. Entre os setores envolvidos estão os de atendimento, suporte técnico, suprimentos/logística, marketing e qualidade.

“Uma equipe especializada entra em contato e faz um acompanhamento periódico, oferecendo soluções que atendam àquilo que o cliente necessita, com foco em antecipar situações indesejadas e não programadas”, comenta. Pensando nisso, a Tracbel desenvolveu canais de e-commerce para comercializar pacotes de peças e serviços recém-lançados.

Entre as iniciativas da empresa para tornar a sua estratégia de pós-venda eficiente está a preparação da equipe para colocar em prática uma boa comunicação e um bom atendimento, assim como a identificação e eliminação de gargalos nos processos que não agregam valor ao cliente. A Tracbel também está sempre disponível quando o cliente precisa.

Outro diferencial da empresa é a adoção da cultura Lean em seu pós-venda. Essa metodologia busca melhorar a produtividade por meio de processos simplificados e atentos às demandas do mercado.

“A cultura Lean vem garantindo excelentes resultados, principalmente na prestação dos serviços e no tempo de atendimento ao cliente. Por meio dela, eliminamos gargalos e desperdícios que possibilitam agregar valor ao cliente, atendendo suas necessidades no menor tempo”, finaliza Fernando Deway.

Todos os esforços desenvolvidos pela Tracbel no pós-venda contribuíram para que, em setembro de 2021, a empresa fosse reconhecida mundialmente como o melhor pós-venda da rede Volvo CE.

Como você conferiu, o pós-venda é um diferencial que deve sempre ser observado na hora de adquirir um novo produto. Por proporcionar beneficiários aos clientes após uma compra ser efetuada e contribuir para um atendimento de excelência, é essencial buscar empresas que oferecem um pós-venda de qualidade.

E como a Tracbel entende do assunto, você pode ter a certeza de que poderá contar com um ótimo serviço de pós-venda ao fechar um negócio, com uma equipe sempre disponível na hora que você precisar.

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