Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mão de obra no campo: por que investir em qualificação?

Não sabe por que é necessário investir na qualificação da mão de obra no campo? Neste post, reunimos os principais motivos para você. Veja.

Atualizado em

19 de janeiro de 2024

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

A mão de obra no campo é a base para o desenvolvimento do agronegócio, mas a falta de qualificação de muitos desses profissionais é o maior gargalo do setor. Nosso país vem sofrendo com a instabilidade econômica há um bom tempo, sendo os empreendimentos rurais responsáveis por movimentar grande parte dos recursos financeiros, porém, penam para encontrar pessoas capacitadas.

O Brasil é uma potência no ramo da agricultura e da pecuária. Contudo, para que continue prosperando, necessita não só de recursos tecnológicos, mas também de um capital humano eficiente para lidar com as inovações de forma estratégica e competitiva.

Neste conteúdo, você vai saber tudo que precisa sobre a mão de obra no campo e como qualificá-la de acordo com a demanda do mercado atual. Continue a leitura.

Por que há falta de qualificação na mão de obra no campo?

A mão de obra é um recurso essencial para qualquer segmento de mercado, mas a ausência dela no agronegócio é muito grande, o que atrasa a expansão estratégica do segmento. 

O resultado que encontramos hoje é a existência de trabalhadores desqualificados que estão há muito tempo tocando suas culturas ou prestando serviços do mesmo modo como antigamente. Sem falar naqueles milhares que desistiram da atuação rural para enfrentar a vida profissional urbana.

Outro ponto que merece destaque para esse cenário é a desvalorização da mão de obra no campo, que impede o crescimento competitivo do agronegócio, que depende justamente de trabalhadores capacitados.

Qual é a importância da capacitação de trabalhadores agrícolas?

Assim como as empresas da cidade, a boa gestão de pessoal é indispensável para o sucesso da propriedade rural.

Quando um funcionário está satisfeito, motivado e qualificado para exercer suas atividades, é possível elevar a produtividade da lavoura e aproveitar oportunidades que o setor agropecuário oferece.

Em meio a essa realidade, é importante oferecer ferramentas e capacitações adequadas às demandas do negócio, além de criar um ambiente de trabalho favorável para todos.

Aqui, o desafio fica por conta de alguns profissionais mais antigos pensarem que o gerenciamento de pessoas e a qualificação não são tão relevantes para melhorar os resultados. Esse raciocínio está equivocado e pode prejudicar a saúde financeira do empreendimento. Por isso é válido implementar uma cultura da inovação para que todos sejam mais flexíveis às mudanças e necessidades de hoje.

Quais são os benefícios de investir nessas qualificações?

As vantagens são inúmeras, mas reunimos as que merecem destaque. Veja.

Diminui a rotatividade de funcionários

A rotatividade da mão de obra é um dos maiores gargalos do agronegócio, independentemente de ser por remuneração baixa, falta de preparo ou problemas com colegas de trabalho.

Com uma instrução adequada às demandas do setor e pessoais da equipe, você mostra que se importa com o bem-estar e o sucesso profissional de todos.

Melhora o convívio no trabalho

É no emprego que passamos uma boa parte do dia, por isso, esse ambiente deve ser amigável e convidativo. Não adianta nada exigir uma boa atuação de seus colaboradores se eles não estão satisfeitos durante a jornada diária. Ao capacitar todos, você deixa o ambiente mais leve e propício à execução correta das tarefas, além de estimular o surgimento de ideias para o desenvolvimento da sua propriedade.

Reduz despesas

A parte financeira é vista como uma das mais importantes para a prosperidade de um empreendimento. Isso é verdade, e você precisa levar a sério.

O caixa tem o poder de definir o limite de gastos e os investimentos para expandir os negócios. Com uma mão de obra produtiva e capacitada, você reduz retrabalhos e evita problemas como acidentes de trabalho e falhas em máquinas por falta de pessoal qualificado para operá-las.

Como garantir uma mão de obra especializada?

Após saber a importância da qualificação da mão de obra no campo e seus benefícios, vamos conhecer as melhores técnicas para colocá-la em prática.

Valorize sua equipe rural

Os profissionais da atualidade precisam perceber que você faz o possível para beneficiá-los de várias maneiras. Aqui, é importante investir em bonificações interessantes, como vale-alimentação, plano de saúde (e odontológico), plano de carreira, participação nos lucros, desconto na compra de produtos da propriedade etc.

Também vale falar sobre a obrigatoriedade de cuidar da segurança de todos oferecendo estruturas e equipamentos de proteção para que as atividades sejam exercidas corretamente, sem acidentes. Tudo isso melhora as condições de vida de todos os envolvidos e favorece a retenção de talentos.

Preze pelo diálogo

O diálogo transparente é essencial na capacitação e orientação de trabalhadores agrícolas. Em todos os momentos, mostre-se disponível para tirar dúvidas e instruir sua equipe da melhor forma possível. O segredo está em usar uma linguagem didática para que todos entendam com clareza.

Delegue tarefas

Alguns produtores rurais cometem o erro de acumular responsabilidades em excesso. Ainda que você tenha de assumir suas obrigações de rotina, não hesite em dar autonomia para seus funcionários. Deposite sua confiança nos profissionais mais engajados e experientes. Você certamente vai se surpreender com a dedicação desse pessoal.

Não se esqueça de criar metas para serem superadas, desde que sejam atingíveis. Assim, você consegue mais tempo para resolver assuntos estratégicos, como a expansão do negócio, fazer novas contratações e até mesmo frequentar eventos sobre inovação agropecuária.

Realize treinamentos

Não poderíamos falar de qualificação sem evidenciar a necessidade de promover treinamentos agrícolas. Essa prática é essencial para atualizar sua mão de obra a fim de aumentar a produtividade geral e reduzir custos.

O despreparo para exercer determinadas atividades pode prejudicar o desempenho do negócio e gerar afastamentos por conta de acidentes. Tenha muita atenção a essa demanda e prepare seu time de forma adequada para extrair o melhor dele.

Use novas tecnologias e maquinários

Os recursos tecnológicos estão transformando o agronegócio nacional. Hoje, existem máquinas robustas e inteligentes que facilitam a vida dos funcionários e otimizam a produção no campo. É preciso observar as ferramentas inovadoras presentes no mercado para atrair mais mão de obra e se sobressair diante da concorrência.

Uma solução é captar recursos (por meio de consórcio ou financiamento) a fim de adquirir veículos novos. Todos os investimentos em sua propriedade rural são fundamentais para melhorar seu fluxo operacional.

A qualificação da mão de obra no campo é a melhor forma de fazer com que sua atividade rural seja próspera e competitiva na região. Coloque sua equipe em primeiro lugar para colher os frutos de um trabalho realizado com competência e satisfação, servindo de chamariz para novos talentos fazerem parte disso.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade