Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Máquinas pesadas: Tudo o que você precisa saber

As carregadeiras, escavadeiras, caminhões e rolos compactadores são máquinas pesadas importantes para diversos setores da economia.

Atualizado em

1 de junho de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

As carregadeiras, escavadeiras, caminhões e rolos compactadores são máquinas pesadas importantes para diversos tipos de trabalhos, em diferentes setores da economia: construção, mineração, rodoviário,  florestal, agronegócio, pedreiras, indústria e outros.

São equipamentos que ajudam na rotina de escavação, carregamento, transporte e tratamento de diversos, como nas construções de rodovias, edificações de prédios, estradas, barragens, ferrovias, aeroportos, portos, pedreiras, minerações e outros empreendimentos. Neste conteúdo, vamos mostrar aos leitores as várias aplicações de equipamentos, seus benefícios e os cuidados a serem tomados.

Equipamentos e suas aplicações

Vejamos as principais aplicações de máquinas pesadas. Cada máquina tem suas características e funções que determinam a Aplicação, possuem tamanhos e capacidades diferentes, que determinam sua produtividade e operação. Os Equipamentos oferecem boa precisão em suas tarefas e alguns recebem implementos para otimizar o desempenho.

Escavadeira hidráulica de esteiras

Essa escavadeira é uma  máquina pesada muito comum na construção civil e na mineração. A finalidade principal é a escavação e carregamento de solos, mas pode ser aplicada em diversas atividades, como:

  • Manuseio de Recicláveis;
  •  Dragagem dos rios;
  •  Demolição;
  •  Manejo de florestas;
  •  Assentamento de tubos;
  • Manuseio Industrial;
  •  Abertura de valas;

 As escavadeiras tem por características esteiras, braço, lança e caçamba, implementos podem ser acoplados substituindo braço, lança e caçamba.

A atual legislação Brasileira, exige habilitação emitida pelo Detran (CNH – preferencialmente igual ou acima da categoria C e passar por treinamento específico de operação do equipamento, feito por instrutor devidamente certificado pelo fabricante do equipamento

A escolha da escavadeira hidráulica está diretamente ligada a produção desejada, tipo de material a ser trabalhado, condição de trabalho e ou porte do caminhão.

Usualmente a produção é baseada em toneladas por hora ou metros cúbicos por hora, o padrão a ser utilizado dependerá do mercado e do cliente final.

Para cálculo de uma produção os materiais são divididos em classes de escavação, as classes de escavação ajudam a determinar o enchimento da caçamba e o tempo de ciclo realizado pelo equipamento.

Entre as melhores escavadeiras hidráulicas, podemos citar:

  • EC140DL: peso operacional varia de 12,9 a 16 toneladas, oferece produtividade alta e baixo consumo de combustível, sendo ideal para escavar solo, abrir valas, carregar caminhões com materiais diferentes, bem como movimentar materiais pesados (de acordo com a sua capacidade de carga);
  • EC200D: peso operacional de até 20 toneladas, é uma máquina de excelente custo-benefício, ideal para escavar o solo, abrir valas e carregar caminhões com argila, terra e outros materiais;
  • EC210D: peso operacional alcança até 21 toneladas, é ótima para escavar a terra, abrir valas, carregar caminhões, movimentar diferentes materiais e realizar atividades com rompedor e similares;
  •  EC220DL: peso operacional varia de 21 a 24 toneladas, garante alta produtividade, desempenho e economia, sendo útil na escavação, abertura de valas, carregamento de caminhões de carga, movimentação de materiais pesados e atividades com rompedor e afins;
  • LG6150: peso operacional de 15 toneladas, conta com motor Cummins (reconhecimento a nível internacional) e bombas hidráulicas Kawasaki, é muito útil nas operações pesadas (escavações, carregamento de caminhões, movimentação de materiais pesados); 
  • LG6225E: peso operacional de 22,5 toneladas, também dispõe de motor Cummins e bombas hidráulicas Kawasaki, sendo valiosa na escavação de terra, abertura de valas, carregamento de caminhões e movimentação de materiais pesados.

Caminhão articulado

O caminhão articulado é um veículo ideal para o setor de mineração, exploração de pedreiras e construção civil. Na parte central, o caminhão  conta com articulações que facilitam o transporte das cargas por ajudar o caminhão a absorver as irregularidades do solo, mantendo a carga sempre nivelada ou as movimentações da terra. Os caminhões articulados trabalham bem em terrenos irregulares, de difícil acesso.

A Volvo, que se destaca na fabricação de máquinas pesadas e caminhões, também produz caminhões articulados. Há diferentes modelos de caminhões Volvo off road ou melhor dizendo all terrain, destinados a atividades na construção civil, pedreiras, areeiros, florestas e nas minas subterrâneas e a céu aberto. Quanto aos caminhões articulados, falaremos sobre o Volvo A30G.

O Volvo A30G se  comporta  bem  em trabalhos  de  mineração,  em  pedreiras e na movimentação de terra e madeira. Ele permite movimentar maiores volumes com menor custo — gerando, dessa forma, mais rentabilidade e otimizando o tempo de trabalho.

Em longo prazo, o uso do caminhão articulado A30G permite conquistar grandes resultados por causa de sua alta durabilidade  (vida  útil  muito longa), do baixo consumo de combustível, da produtividade elevada e da  alta disponibilidade. Além disso, a máquina requer baixa manutenção e tempo de reparo. Algumas características relevantes do A30G são:

  • capacidade de carga de útil de 29 toneladas;
  • velocidade máxima de 53 km/h;
  • motor Volvo D11F;
  • volume da caçamba STD de 17,8 (podendo ter volume maior de acordo com o material a ser transportado).

Carregadeira

As pás carregadeiras (ou carregadeiras de rodas) são utilizadas no canteiro de obras para o carregamento dos materiais em caminhões e outros veículos. Os materiais podem ser solo escavado, matérias-primas,  restos de demolição e outros materiais. Uma pá carregadeira tem uma grande caçamba ou concha na parte dianteira, com um braço móvel.

É um dos equipamentos da “linha amarela” e oferece força, robustez e muita  durabilidade. Agrega diferentes vantagens e diferenciais aos trabalhos em que é aplicada. Algumas características que se sobressaem são a elevada economia de combustível e a versatilidade. A depender da atividade que será  realizada, basta trocar a caçamba por um implemento diferente como:

  • braço de empilhadeira;
  • garra de toras;
  • braço para movimentar cargas;
  • caçamba para materiais leves;
  • porta pallet;
  • porta bag;
  • destorroador; 
  • manipulador de fardos de algodão;
  • vassoura.

As pás carregadeiras podem ser usadas na mineração, construção civil, indústria, locação, fazendas, pedreiras. Os modelos da Volvo oferecem tecnologias como o Volvo Care Track, sistema de telemetria via  satélite  e GSM, que permitem fazer o acompanhamento da máquina em  qualquer parte do mundo. Esses recursos verificam falhas, a localização e o status e   também permitem a realização de diagnóstico de falhas de forma remota.

Compactador de solo

Compactadores ou roletes são utilizados para a compactação de materiais ou da superfície do solo. Muitos compactadores estão disponíveis com finalidades diferentes de compactação.

Rolos lisos suaves de roda são utilizados para compactação de camadas rasas de asfalto e solo como pré-acabamento. Rolos pé de carneiro são empregados para compactações de camadas mais profundas de solo. Já os rolos pneumáticos ou de pneus são utilizados para a compactação de   solos de granulação fina, de camadas asfálticas, realizando o trabalho de   selagem do asfalto e acabamento fino.

O compactador de solo Volvo SD110B oferece alta durabilidade devido aos componentes de excelente  qualidade  da Volvo.  Possui  uma  estrutura  de aço muito robusta, um cilindro e um chassi muito resilientes e sistema hidráulico muito eficiente. Essa  combinação  permite  enfrentar  trabalhos mais complexos por um período maior.

Além disso, ele permite frequências múltiplas, força centrífuga elevada e amplitude dupla, ajustando o desempenho do cilindro à sua aplicação. Já a cabine tem certificação ROPS/FOPS e proporciona ao trabalhador um espaço seguro e ergonômico, com visibilidade em qualquer direção por possuir grande área envidraçada. causa dos painéis de vidro.

Quanto ao motor, ele garante uma ótima performance em qualquer atividade, controlando as emissões de gases e permitindo maior produtividade. Outro aspecto que se destaca é o acesso fácil para a manutenção, o que possibilita a realização de serviços e de inspeções com mais eficiência e reduz o período de máquina ociosa.

Cuidados com as máquinas pesadas

O trabalho  com  máquinas  pesadas  envolve  alguns  cuidados  específicos. Há muitos riscos que podem afetar a integridade física e a vida dos funcionários. Aproximadamente, 88% a 92% dos acidentes no ambiente de trabalho ocorrem por falhas humanas em certas operações. Vejamos o que pode ser feito para evitar e reduzir esses acidentes.

Capacite seus colaboradores

 É necessário investir em capacitação e especialização para os funcionários que  operam  as  máquinas  em  relação  ao  uso  correto e à segurança. Desta maneira  a  operação  se tornará  mais  segura  e os equipamentos podem apresentar maior vida útil, além de menores intervenções para manutenção.

Ofereça EPIs

 Os EPIs (equipamentos de proteção individual) são usados pelos funcionários como proteção contra os riscos que podem afetar sua saúde   e sua segurança no trabalho. Entre esses EPIs, podemos citar:

  • capacetes e protetores impermeáveis para a cabeça;
  •  óculos de segurança para os olhos;
  •  luvas e mangotes para os membros superiores;
  •  botas de PVC e perneiras para os membros inferiores;
  •  protetores auriculares e abafadores de ruídos para os para os ouvidos.

Respeite às indicações de uso

Uma das principais recomendações para quem trabalha com máquinas pesadas é o respeito aos limites e às indicações de utilização, pois assim evitamos acidentes.

Deve-se escolher o veículo pesado mais adequado para cada atividade, além de fazer uso dele conforme as recomendações da marca fabricante. Desse modo, podemos impedir transtornos provocados pela má utilização especialmente, os acidentes perigosos ou fatais, que podem acontecer   durante a operação da máquina.

Faça manutenções preventivas

Ainda é comum que os gestores esperem que aconteça alguma falha na máquina para recorrer à manutenção (nesse caso, manutenção corretiva). Mas, para antecipar e evitar essas situações, é importante apelar para as manutenções preventivas.

As máquinas pesadas, apesar de sua resistência e durabilidade, tendem a se desgastar com o uso e o tempo. As articulações, engrenagens se desgastam e os motor, transmissão e eixos precisam de lubrificação constante, pois são peças móveis e apresentam desgaste com o tempo e utilização. As manutenções preventivas têm a finalidade de suprimir esses eventos indesejáveis. Desse modo, a possibilidade de acidentes é reduzida.

É fundamental programar as manutenções preventivas para não interferir na produtividade. Os improvisos não são recomendados e, se for realmente necessário, a compra de uma nova máquina não pode ser adiada.

Fique atento às habilitações

Para conduzir e operar máquinas pesadas, é necessário ter habilitações. Operar sem a habilitação correta é arriscado e ilegal. A Lei nº 9.503/1997, no artigo 143, define as seguintes habilitações:

  • categoria A: condução de veículos de 2 a 3 rodas, tenham ou não carro lateral;
  • categoria B: condução de veículos não encaixados na categoria anterior, com peso bruto máximo de 3,5 mil quilos e com lotação máxima de 9 pessoas (contando com o motorista);
  • categoria C: condução de veículos de carga com motor, com peso bruto acima de 3,5 mil quilos;
  • categoria D: condução de veículos de motor destinados ao transporte de mais de 8 passageiros (sem o motorista);
  • categoria E: condução de veículos mistos, nos quais a parte de trator se encaixa em B, C ou D, e a parte integrada (reboque, semirreboque, trailer) ou articulada apresenta peso bruto total de 6 mil quilos ou mais, ou lotação acima de 8 passageiros.

Dicas para escolher

Em um mercado dinâmico e muito competitivo, é preciso ficar alerta e desenvolver estratégias que ajudem no cumprimento dos prazos e das metas. Por isso, é importante selecionar bons parceiros para escolher peças e equipamentos. Vamos a algumas dicas para não errar na escolha:

  • confirme a reputação da empresa, o comprometimento e os trabalhos que ela já realizou;
  • analise a agilidade e certifique-se de que ela trabalha com prazos e metas para não atrapalhar a produtividade;
  •  confira se o estoque de peças é suficiente para suprir sua demanda;
  •  analise a ergonomia e o nível de potência do equipamento para confirmar sua compatibilidade com as atividades que pretende realizar;
  •  certifique-se de que a empresa oferece assistência pós-venda caso a máquina venha a necessitar de algum tipo de reparo;
  •  procure pelas melhores marcas e considere o custo-benefício, ou seja, compare as vantagens da máquina com o preço dela.

Vale a pena comprar?

Agora, vamos mostrar se vale a pena comprar ou alugar máquinas pesadas. O aluguel tem a vantagem de exigir um valor inicial de investimento mais baixo. Pode ser uma boa solução para atividades temporárias. Por outro lado, comprar máquinas representa aumento de patrimônio e permite uso flexível, ou seja, quando a pessoa quiser e precisar.

Se você realmente precisa de máquinas para uso constante, pense na possibilidade da compra de equipamentos. Atualmente, é possível obter financiamentos em boas condições — há até certas vantagens para determinados empreendedores. A Tracbel é um grupo brasileiro especializado em equipamentos pesados para diversos segmentos. Por isso, vale a pena fazer dela seu principal fornecedor de máquinas.

As máquinas pesadas são relevantes  para  a  economia  mundial.  O  Brasil usa equipamentos pesados em vários setores. É importante conhecer os melhores fornecedores e as funções de cada  máquina  para  realizar  uma boa compra, que promova o desenvolvimento de seu negócio.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade