Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça 4 dicas para aumentar a vida útil da embreagem do caminhão

Entenda como funciona a embreagem de caminhão, saiba quanto tempo dura e o que fazer para aumentar sua vida útil.

Atualizado em

21 de outubro de 2021

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

A substituição da embreagem de caminhão é cara, e muitas dessas peças acabam sendo substituídas antes do necessário. Você pode estender a sua vida útil apenas empregando técnicas de direção adequadas, além de colocar em práticas as outras dicas que reunimos aqui.

Prossiga com a leitura para saber um pouco mais sobre esse assunto e veja 4 propostas para aumentar a vida útil da embreagem do caminhão!

O que é a embreagem de caminhão?

Antes de falar sobre o funcionamento da embreagem de caminhão e de dar as dicas para aumentar sua vida útil, vamos falar sobre o que é, de fato, esse componente

A embreagem presta-se a medir a força do motor durante a mudança de marchas, fazendo com que o engate das marchas aconteça suavemente e de forma saudável para o caminhão.

Como funciona a embreagem de caminhão?

A embreagem de um caminhão funciona por meio do acionamento do disco de embreagem. O componente, então, separa o motor da caixa em meio às trocas de marchas. Assim, as marchas mudam de uma forma suave e rápida.

A vida útil de uma embreagem de caminhão depende do cuidado do seu condutor. Ou seja, do quão é usada, de sua operação e do zelo que o motorista tem com o veículo.

Quais são as dicas para aumentar a vida útil da embreagem de caminhão?

Você já sabe o funcionamento de uma embreagem de caminhão, agora vamos dar 4 dicas para que você estenda a sua vida útil.

1. Não segure o caminhão na embreagem

Evite fazer o famoso “segura e solta” com a sua embreagem de caminhão. Especialmente em subidas, é algo prejudicial ao material de atrito da embreagem.

2. Evite realizar arrancadas bruscas

Arrancar de forma muito brusca com o seu veículo também é prejudicial à embreagem de caminhão. Por isso, não acelere excessivamente em saídas, pois isso também gera a perda de vida útil do material de atrito.

3. Troque a marcha de forma gradativa

Também é importante fazer a troca de marcha na ordem correta, para que, desse modo, o seu motor mantenha as rotações corretas e a embreagem trabalhe suavemente.

4. Faça sempre manutenções preventivas

Tão importante quanto ter cuidado com o seu veículo é fazer as manutenções com as frequências indicadas. A falta de manutenção diminui a vida útil, aumenta os custos e reduz a segurança.

Por que realizar a manutenção na embreagem de caminhão?

Para que o seu veículo funcione de forma satisfatória, é importante que você sempre faça as manutenções de tempos em tempos.

As consequências de não realizar a manutenção em sua embreagem de caminhão são diversas, desde prejudicar o desempenho do veículo até possíveis problemas com a fiscalização viária.

Neste post, você percebeu como funciona a embreagem de caminhão, além de quanto tempo dura e o que fazer para aumentar sua vida útil e eficiência. É um tema muito importante e que merece toda a sua atenção.

Você gostou de saber como aumentar a vida útil da sua embreagem de caminhão? Com certeza é algo benéfico no dia a dia de quem utiliza o veículo para trabalho ou para fins pessoais. Aproveite que já terminou a leitura e também confira o nosso post sobre os 8 principais mitos e verdades sobre mecânica de caminhão.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade