Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Logística 4.0: o que é e como colocar em prática?

Quer receber dicas de como se preparar para implementar a Logística 4.0 em sua empresa? Confira o nosso post!

Atualizado em

4 de janeiro de 2022

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

A expressão Logística 4.0 representa uma nova tecnologia que está transformando os atos de produzir, comercializar e consumir. Essa é uma das novidades na área da logística que qualificam a deliberação fundamentada em dados, os quais são armazenados dentro das estruturas físicas da instituição ou em nuvem.

Saiba que essa novidade vem crescendo cada dia mais e tornou-se tendência entre as empresas de maneira geral. Neste post, vamos discutir sobre o assunto e demonstrar quais são os seus benefícios, explicar como colocá-la em prática e de que modo aperfeiçoar as suas transações por meio da ferramenta.

Deseja saber mais sobre Logística 4.0? Continue a sua leitura!

O que é Logística 4.0?

Logística 4.0 nada mais é do que a aplicação de novos recursos da tecnologia nos processos logísticos. Nesse conceito, as pessoas, ferramentas e dados se conectam e formam estruturas mais complexas e bem mais produtivas. Vale salientar que as novidades tecnológicas, em conjunto com outros recursos, proporcionam para as empresas grande revolução nesse setor.

Quais são as particularidades da Logística 4.0?

A Logística 4.0 realmente tem oferecido resultados positivos para as empresas do mundo inteiro. Essa ferramenta poderosa de gestão empresarial tem algumas particularidades que a tornam tão eficiente. Entre elas, podemos encontrar:

  • a capacidade de ver todo o processo produtivo virtualmente;
  • a realização de tomadas de decisões automáticas pelo sistema;
  • a utilização da Internet das Coisas (IoT), que orienta as arquiteturas de softwares;
  • a acoplagem e desacoplagem de módulos do sistema de gestão com facilidade.

Sabemos que todas as empresas têm necessidades diferentes em suas cadeias logísticas, e elas variam de acordo com o modelo logístico adotado. Por essa razão, a Logística 4.0 se torna uma importante aliada para o bom andamento dos negócios.

Quais são seus maiores benefícios?

A Logística 4.0 proporciona um atendimento ainda mais versátil diante do mundo moderno e digital e traz resultados mais eficientes e rentáveis. Essa ferramenta é uma ótima aplicação, e podemos lhe mostrar os motivos. Veja abaixo alguns dos benefícios dessa novidade!

Redução de perdas

A partir do momento em que se coloca em prática uma nova ferramenta que torna os resultados mais visíveis e que faz com que as perdas ocorram cada vez menos, a organização tende a dar um salto favorável em seus negócios. É por essa razão que adotar a Logística 4.0 dentro da sua empresa é um passo importante para a redução de extravios, avarias e muitos outros problemas que podem ocorrer com as suas mercadorias.

Diminuição de erros

Aperfeiçoamento e segurança são alguns dos motivos para escolher trabalhar com a Logística 4.0. Porém, além deles, ela reduz prejuízos, aumenta a produtividade e gera bons resultados. Faz, ainda, com que a organização diminua drasticamente suas falhas.

Aumento da satisfação do cliente

Ao implementar a ferramenta em sua organização, melhorias vão acontecer em várias etapas do processo, inclusive no serviço oferecido ao cliente. Isso fará com que ele se sinta satisfeito ao adquirir os produtos ou serviços.

Informações atualizadas referente aos pedidos, preços e prazos de entrega mais atrativos são fatores que elevam a satisfação do consumidor, resultando em um cliente fiel, que optará pelos serviços de sua empresa novamente sem pensar duas vezes.

Quais são as melhores dicas para implementar a Logística 4.0?

Para que tudo ocorra conforme o planejado, a implantação da Logística 4.0 requer alguns cuidados especiais, até mesmo antes de sua implantação. Abaixo, daremos algumas dicas para que ela seja implementada de forma eficaz e traga ótimos resultados para as operações de logística de sua empresa. Confira!

Conheça os pilares da Logística 4.0

Para que sua empresa esteja capacitada a entrar na nova era da Logística 4.0, é preciso fazer investimentos em modernidade. As inovações tecnológicas são as mais variadas possíveis e avançam rapidamente. E, para que tudo saia conforme o planejado, é preciso conhecer os pilares da logística. Entre eles estão:

  • a redução de perdas e dos custos de distribuição;
  • a otimização do estoque;
  • a excelência nos serviços ofertados aos clientes.

Todos os pilares são importantes, e devem ser tomados todos os cuidados necessários para que não sejam gerados altos valores operacionais e para que as quantidades de estoque não sejam elevadas.

Detecte os problemas

Fazer um mapeamento do setor e detectar os problemas já existentes é um bom começo. Encontrando todos os gargalos, será possível identificar quais são os pontos que você deseja melhorar com a implantação da Logística 4.0, focando nessas partes para que todos os empecilhos sejam sanados.

Capacite a equipe

Outro ponto importante e que deve ser levado muito a sério é capacitar a equipe. Seu time deve estar bem treinado com relação à Inteligência Artificial e à gestão de processos. Incentivá-los a fazer um curso ou ofertar treinamentos na área é uma ótima opção. Dessa forma, os colaboradores terão conhecimento das tendências de automação de máquinas e maior facilidade na hora de trabalhar com a ferramenta.

Implemente soluções tecnológicas

Quando os funcionários estiverem bem treinados, é hora de investir em tecnologia de ponta. Algumas soluções são indispensáveis e farão toda a diferença. Entre as opções de implementação, podemos citar:

  • Big data;
  • Inteligência Artificial;
  • Machine learning;
  • Cloud computing.

Tendo as soluções em sua empresa com antecedência, todos poderão estar familiarizados com as tecnologias e ficará bem mais simples implantar a Logística 4.0.

Avalie em tempo real

Realize uma avaliação da área da logística em tempo real. Dessa maneira, será possível perceber o desempenho do setor, verificar itens que necessitam de correção e promover ações de desenvolvimento que facilitarão o dia a dia dos colaboradores da área.

Faça adaptações em caso de imprevistos

Caso você perceba algum imprevisto que anteceda a implantação da Logística 4.0, faça adaptações em qualquer que seja a etapa do processo. Esse tipo de desafio pode acontecer em qualquer empresa. Por isso, não se desespere, apenas aja com sabedoria e use as ferramentas que tem à disposição para que tudo volte à normalidade.

Agora que você já sabe que é necessário utilizar as tecnologias para mensurar os resultados da implementação da Logística 4.0 e que todas as ações podem ser realizadas com calma para usufruir das melhorias, não deixe de implementar essa poderosa ferramenta em sua empresa. Se ainda tiver alguma dúvida, não deixe de contatar uma empresa especializada nessa área para auxiliá-lo.

Para auxiliar a desenvolver ainda mais a Logística 4.0, a Tracbel disponibiliza para seus clientes com equipamentos Kalmar, sistemas de gestão e telemetria onde em tempo real é possível acompanhar a performance do equipamento, e com isto, ter a capacidade de identificar erros de operação e potenciais falhas como por exemplo um piso danificado no caminho do equipamento. Venha falar com nossos especialistas para entender melhor nossas soluções.

Gostou do nosso post? Leia também “O que é a telemetria e como ela tem sido utilizada?” e fique por dentro de mais esse assunto!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade