Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Parte elétrica de máquinas e veículos: conheça 4 cuidados necessários

Preparamos um artigo sobre a importância da parte elétrica de máquinas e quais os principais cuidados com esse sistema. Confira!

Atualizado em

16 de junho de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Parte elétrica de máquinas e veículos: conheça 4 cuidados necessários

Em muitas áreas do mercado, o uso de veículos e máquinas pesadas é uma prática imprescindível, como escavadeiras e carregadeiras. Entre esses segmentos, podemos destacar o de mineração, construção e o setor rodoviário.

Como esses equipamentos são parte fundamental no trabalho, é muito importante que tanto o gestor quanto os demais profissionais do negócio conheçam todos os seus aspectos. Além de garantir o uso adequado dos veículos, esse conhecimento impacta diretamente a conservação e a produtividade do empreendimento.

Entre os pontos mais importantes a serem analisados, está a parte elétrica, pois, caso ela não funcione adequadamente, toda a operação pode ser comprometida. Por isso, é essencial adotar alguns cuidados no dia a dia para garantir o bom funcionamento dos equipamentos.

Neste artigo, vamos ajudar a entender a importância da parte elétrica de máquinas e veículos, bem como conferir os 4 cuidados mais importante a serem adotados. Para isso, convidamos o Engenheiro Mecânico e Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel, Junio da Silva de Jesus. Boa leitura!

Qual é a importância da parte elétrica de máquinas e veículos?

A parte elétrica nada mais é do que um conjunto de circuitos que permitem às máquinas se movimentar e executar suas funções adequadamente. Além de garantir o funcionamento do motor, a elétrica é responsável por fornecer a energia necessária para outros equipamentos, como faróis e lâmpadas.

O sistema funciona a partir de quatro etapas básicas, que incluem geração de corrente, transmissão, distribuição e carga. Para isso, a parte elétrica de máquinas conta com alguns componentes muito importantes. Veja os principais:

  • bateria: responsável por transformar energia química em energia elétrica, tem como função armazenar a energia usada para dar partida no motor e alimentar equipamentos elétricos quando o veículo está desligado;
  • alternador: este componente transforma energia mecânica em energia elétrica e é responsável por recarregar as baterias além de alimentar o equipamento quando este está em funcionamento;
  • motor de partida: também chamado de motor de arranque, o motor de partida tem o objetivo de colocar o motor de combustão do veículo em funcionamento. Ele é acionado pela bateria;
  • chicote elétrico: este componente é composto por vários cabos e tem a função de conduzir a energia por todo o veículo.

Por que é necessário adotar cuidados com os equipamentos elétricos?

Quando se trata de máquinas pesadas, Junio da Silva de Jesus destaca que é preciso conhecimento técnico específico para sua utilização. “Para que as tarefas sejam cumpridas em conformidade com as normas de segurança, é necessário o cumprimento e a observação de várias etapas”, explica.

A adoção desses cuidados também é essencial pelo fato de o trabalho com equipamentos elétricos trazer diversos riscos para os profissionais envolvidos na operação e na manutenção. “Riscos de choque elétrico, explosões, queimaduras e até incêndios são algumas das consequências de não se atentar aos cuidados”, comenta o Engenheiro Mecânico.

Além da ocorrência de acidentes — muitas vezes até fatais —, um manuseio inadequado pode provocar falhas nas máquinas, comprometendo diretamente o trabalho e a produtividade do negócio.

Quais são os 4 principais cuidados a serem tomados com os equipamentos elétricos?

Agora que você já sabe a importância da parte elétrica máquinas e veículos, é hora de conferir os principais cuidados a serem adotados no dia a dia. Acompanhe as dicas a seguir, listadas pelo profissional da Tracbel.

1. Certifique-se de que o trabalho seja feito somente por profissionais qualificados

A melhor forma de prevenir acidentes no trabalho é garantir a capacitação de todos os profissionais. “Somente profissionais qualificados e com treinamento, principalmente na NR10, devem realizar intervenções em equipamentos elétricos”, observa Junio da Silva de Jesus.

A certificação NR10 traz as principais medidas de segurança em instalações e serviços em eletricidade. Ela é obrigatória para quem exerce trabalhos diretos ou indiretos com Baixa e/ou Média Tensão (MT).

Nesse sentido, os profissionais devem concluir esse e outros cursos para aprender a lidar com os veículos, máquinas e outros equipamentos elétricos. Assim, eles terão toda a capacidade técnica para realizar suas atividades com segurança e evitar riscos.

2. Verifique os equipamentos periodicamente

Mesmo que sejam usados corretamente, os equipamentos tendem a se desgastar com o tempo. Para evitar riscos e garantir o seu bom funcionamento, adotar um cronograma de manutenção é essencial.

“Esse trabalho vai garantir que todos os sistemas estejam intactos e não gerem riscos aos envolvidos”, afirma o profissional da Tracbel. Entre as atividades executadas durante a manutenção, está o monitoramento, a medição e o reparo de possíveis falhas, de modo que as máquinas continuem trabalhando sempre da forma mais eficiente possível.

3. Tenha atenção à conservação e ao armazenamento das máquinas

Veículos de grande porte devem sempre ser guardados em locais específicos, como galpões e garagens. Assim, evita-se que eles sofram danos ou seu funcionamento sofra prejuízos.

Equipamentos elétricos menores também devem ser armazenados com cuidado para que continuem sempre em bom estado. Eles devem ser mantidos em local seco, longe da umidade, de raios solares e de produtos químicos.

4. Garanta o uso de EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são imprescindíveis para minimizar riscos e garantir a segurança dos profissionais que executam serviços com equipamentos elétricos. O tipo de EPI varia conforme a atividade, sendo os principais:

  • capacete;
  • botas;
  • óculos de proteção;
  • luvas de borracha;
  • roupas especiais.

Como a Tracbel pode ajudar?

Sabemos que a adoção de cuidados com a parte elétrica de máquinas e veículos nem sempre é fácil na rotina de trabalho. Pensando nisso, a Tracbel conta com uma equipe de consultores e gerentes de pós-vendas com grande conhecimento em gestão de manutenção, bem como experiência em todos os tipos de operação.

“A empresa tem mais de 50 anos de atuação no setor e representa as principais bandeiras do segmento. Ajudamos a manter as operações dos clientes sempre com a segurança e o cuidado com o meio ambiente em primeiro lugar”, destaca Junio da Silva de Jesus.

A Tracbel ainda conta com uma estrutura de consultores comerciais e engenheiros de aplicação com grande experiência. Esses profissionais sabem avaliar as necessidades de cada cliente e fornecer o equipamento/veículo mais adequando para as operações.

Após conferir nosso artigo sobre a parte elétrica de máquinas e equipamentos, busque sempre adotar os cuidados que conferiu para garantir a boa conservação da parte elétrica de veículos e equipamentos em seu empreendimento. Com isso, lembre-se de manter todos os profissionais envolvidos nas atividades sempre bem treinados, adote manutenções constantes, use EPIs e garanta uma boa conservação e armazenamento das máquinas.

Que tal entrar em contato conosco e aproveitar todos os diferenciais que a Tracbel tem a oferecer? Acesse a nossa página e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade