Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Por que consultar um especialista ao comprar equipamentos pesados?

Quer ter projetos mais eficientes, ágeis e seguros? Contar com a ajuda de um especialista ao comprar equipamentos pesados pode ser a solução.

Atualizado em

21 de julho de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

A gestão de um projeto de construção civil demanda bastante atenção por parte de seus responsáveis, que precisam adotar alguns cuidados específicos para que o trabalho seja feito da forma mais eficaz e segura possível.

Uma das principais atividades associadas a grandes projetos é a aquisição de equipamentos pesados. Como estamos falando de um processo que envolve grandes somas de dinheiro, a compra de máquinas requer cuidados ainda maiores.

Para conseguir determinar quais são os equipamentos ideais para os seus projetos, é muito importante consultar um especialista. Com a ajuda desses profissionais, você vai conseguir fazer as melhores escolhas para o trabalho, de modo que todas as partes envolvidas possam se empenhar em suas atividades com o máximo de segurança e eficiência.

Ao longo deste artigo, você vai conferir dicas valiosas do Especialista e Engenheiro de Aplicação da Tracbel, Marcos von Glehn, e entender, de uma vez por todas, por que consultar um especialista é o melhor caminho ao comprar equipamentos pesados. Boa leitura!

Saiba quais são os principais equipamentos pesados utilizados na construção civil

As máquinas pesadas são máquinas específicas usadas na construção civil para a execução de diversas atividades, como demolições, corte de árvores, transporte de materiais, entre outros.

Cabe ao responsável pelo projeto, com a ajuda de um consultor especialista, selecionar as máquinas apropriadas para cada trabalho. Abaixo, separamos os principais equipamentos utilizados na construção civil:

  • escavadeira: sua função principal é a escavação, mas também pode ser usada em outras atividades, como demolição, levantamento de peso, dragagem de rios e corte de árvores. É uma das máquinas mais usadas em obras;
  • motoniveladora: esse equipamento é essencial para a terraplanagem, servindo para deslocar e nivelar superfícies de terra;
  • retroescavadeira: adequada para vários fins, a retroescavadeira possui uma caçamba de escavação na parte de trás do equipamento, enquanto a caçamba frontal é utilizada para carga e transporte. Escavar valas, carregar caminhões, descarregar, transportar e distribuir materiais são algumas das suas funções;
  • pá carregadeira: máquina ideal para trabalhos em pequenas e grandes áreas. A pá carregadeira é bastante potente e versátil, sendo capaz de carregar, recolher, distribuir e organizar materiais como terra, brita, areia, materiais paletizados entulhos e outros;
  • rolo compactador: como o próprio nome já diz, é usado para compactar materiais e ou superfícies. Há compactadores para diferentes funções, sua configuração (tipo patas ou liso) oferece um ágama de atividades de compactação em diferentes materiais; 
  • caminhão basculante: esse tipo de caminhão tem como função transportar materiais em grandes quantidades, muito utilizado no transporte de material de aterro/desaterro, também trazendo insumos ou levando restos de obras/entulhos para serem reciclados e ainda podem ser encontrados no transporte de equipamentos pesados entre obras. 

Entenda por que é importante consultar um especialista ao comprar equipamentos pesados

Por ter funções tão importantes em projetos de construção civil, os equipamentos pesados devem ser escolhidos com cuidado e com o auxílio de um especialista. “Esse profissional vai ajudar a determinar a ferramenta ideal, muitas vezes objetivando seu emprego em outras obras futuras para que custos e investimentos sejam compartilhados”, explica Marcos von Glehn.

A seguir, listamos os principais motivos que tornam tão importante consultar um especialista ao realizar suas próximas aquisições de equipamentos. Confira!

Reduz os riscos de erros e falhas

Os equipamentos são usados em diferentes etapas de uma obra e contam com configurações variadas. Se essas especificidades não forem adequadas, diversos problemas podem aparecer.

Uma escavadeira que será usada na abertura de uma vala para drenagem, por exemplo, requer uma caçamba na largura ideal dos tubos a serem instalados. Apenas assim é possível garantir que a máquina movimente a quantidade adequada de materiais, além de reduzir custos de fechamento da vala e de compactação posterior.

Em suma, podemos dizer que a ajuda de um especialista é imprescindível para contar com máquinas nas configurações certas e evitar erros e falhas em seus projetos.

Diminui as chances de comprar equipamentos desnecessários

Se um profissional não tem pleno domínio de máquinas, erros ao definir a quantidade e o porte de equipamentos a serem comprados podem ser comuns. Porém, um consultor atua justamente para evitar esse tipo de situação.

O Especialista e Engenheiro de Aplicação da Tracbel destaca outros problemas que podem surgir ao fazer uma compra errada. “Entre eles está a aquisição de máquinas não compatíveis com o serviço, com dimensões inadequadas ou que não realizam a tarefa desejada adequadamente, no tempo previsto, ou que gerem ônus para a obra em vez de receita”, explica.

Proporciona maior segurança

A segurança é outro benefício ao contar com um especialista durante a compra de equipamentos pesados em projetos. Isso porque esse profissional possui um amplo conhecimento quanto à aplicabilidade das máquinas, de modo que há um maior grau de acerto na definição dos equipamentos e a redução de erros de configuração.

Marcos von Glehn destaca duas situações que exemplificam a importância do trabalho dos especialistas na promoção da segurança:

  • uso de pneus de asfalto em um caminhão que será utilizado em estradas não pavimentadas: essa escolha pode parecer simples, mas, caso não seja seguida, pode aumentar o risco de patinação gerando cortes e perdas podendo até provocar um acidente;
  • determinação da caçamba de uma escavadeira ou carregadeira em função do material a ser trabalhado: essa ação evita uma sobrecarga dos equipamentos e agrega maior segurança durante a operação.

Permite a análise de qualidade

É comum encontrar pessoas que consideram que produtos mais caros são sempre de qualidade superior, enquanto outras acreditam que o barato é a melhor opção. A verdade é que, na maioria das vezes, essas considerações não estão corretas — e analisar o custo-benefício é o mais adequado.

A escolha dos equipamentos feita por um especialista é realizada a partir de uma análise acurada do custo-benefício, assim como da qualidade e do desempenho dos acessórios. Assim, o profissional contribui para que você adquira o equipamento e a configuração certos, com um preço atrativo e com o melhor desempenho.

Fazer a compra de equipamentos pesados é um trabalho que requer bastante cuidado e atenção. Mas, se você contar com um especialista, o processo será feito com qualidade e segurança, além de proporcionar um maior foco no core business, gerar eficiência dos processos e permitir equipamentos com tecnologia embarcada na medida para suas operações.

Quando o assunto são especialistas em máquinas, a Tracbel entende do assunto. “A empresa possui vários engenheiros e técnicos de diferentes áreas que ofertam esse tipo de suporte, com equipamentos para os setores florestal, portuário, construção, mineração e transporte — todos buscando a venda mais adequada para levar a maior eficiência ao cliente”, destaca Marcos von Glehn. A Tracbel atua com marcas Volvo, SDLG, Kalmar e Tigercat. Fabricantes líderes em qualidade em seus segmentos de atuação. 

Para adquirir equipamentos pesados para o seu próximo projeto e contar com o apoio de especialistas, tenha a ajuda da Tracbel, que oferece diversos diferenciais para você. Acesse a nossa página e conheça nossos serviços!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade