Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça as principais pás carregadeiras e as suas características

Conheça as diferentes opções de pás carregadeiras que existem no mercado, lendo este post que preparamos!

Atualizado em

30 de junho de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Pás carregadeiras são equipamentos/máquinas pesadas que como seu próprio nome diz, são utilizadas para fazer o carregamento de caminhões ou alimentação de moegas e transporte de materiais a curtas distâncias.

Esses equipamentos reduzem o tempo gasto na movimentação de materiais em minerações, pedreiras, indústrias, no campo e em canteiros de obras.

É fundamental que o operador trabalhe conforme as leis vigentes e com segurança para evitar acidentes.

Existem implementos disponíveis no mercado que melhoram a operação facilitam a movimentação de materiais, sendo que alguns modelos atendem a diversas aplicações com finalidades distintas.

Neste artigo, vamos explicar o que são e para que servem as pás carregadeiras, além de ressaltar a importância de conhecer as diferentes opções que estão à disposição.

Saiba o que são as pás carregadeiras

Uma pá carregadeira é um equipamento construído com a finalidade de carregar caminhões com diversos tipos de materiais ou transportar materiais a curtas distâncias com agilidade e segurança.

É constituído por motor, transmissão e eixos montados em um chassis articulado mais comum apresentado no mercado sendo sobre rodas, possui cabine e sistema hidráulico para movimentação do braço e seu implemento, sendo o principal a caçamba/concha.

Entenda para que elas servem

As carregadeiras exercem diversas outras funções, além de carregamento e transporte de materiais são também equipamentos multiuso para as aplicações abaixo:

  • Escavação: Atuam no corte de terrenos brandos, carregamento de caminhões de vários materiais como terra solta, areia, cascalho, terra compactada, argila, minérios, rocha detonada e ou solos resistentes.
  • Construção civil pesada: Atuam em movimentação de terras gerais como: aeroportos, pontes, ferrovias, barragens, hidroelétricas, portos, pavimentação de ruas e estradas, túneis, construções subterrâneas, serviços públicos (água, esgoto e gás), entre outros.
  • Manuseios Florestais: Manutenção de estradas, abertura de curvas de nível, carregamento de madeira processada, corte de árvores reflorestadas.
  • Manuseios industriais: Movimentação de sucatas e materiais recicláveis.
  • Equipamento de apoio em pedreiras e minerações: Operação em carregamento de caminhões, manutenção de praças de trabalho, alimentação de britadores e moegas.
  • Demolição: Remoção dos resíduos oriundos da operação de demolição.
  • Agricultura: Utilizadas para abertura de curvas de nível, alimentação de gado, com implementos porta pallet, porta bag, lança de remonte/desmonte, garras giratórias e caçambas especiais.

Existem inúmeras configurações de caçamba, implementos, pneus, sistemas e dispositivos disponíveis para cada aplicação que otimizam a produtividade e custos.

Compreenda a importância de conhecer esses implementos

É importante conhecer os diversos tipos de implementos que podem ser encontrados no mercado, para saber como utilizá-los adequadamente. Conhecer as características desses implementos é crucial para aplicá-los corretamente.

Confira as principais pás carregadeiras oferecidas pela Tracbel

Existem carregadeiras de vários tamanhos, capacidades e pesos operacionais no mercado.

As menores são mais ágeis e têm maior manobrabilidade, além de precisão para trabalhos em locais com pouco espaço.

Já as de tamanho médio são perfeitas para indústrias, pedreiras e minerações, enquanto as de grande porte são muito potentes e eficientes para carregar materiais de grande volume tipo blocos ornamentais.

Observe, abaixo, os principais modelos da oferecidos pela Tracbel.

  1. Pás carregadeiras Volvo L60F, L70F e L90F

A Volvo L60F, é um modelo leve e eficiente, já que seu peso operacional é baseado na categoria de 12.000 quilos. A altura de descarga até o pino da articulação da caçamba é de 3,87 metros com braço STD, com uma caçamba de capacidade entre 1,6 m³ até 5 m³.

Ela oferece maior visibilidade e um motor veloz e silencioso, com um sistema hidráulico adaptável ao peso transportado.

Já a Volvo L70F tem o peso operacional de 13.000 quilos e a capacidade da caçamba entre 2,1m³ e 6,4 m³.

A máquina Volvo L90F tem um peso operacional de 15.000 quilos e capacidade da caçamba é de 2,3 m³ até 7 m³ dependendo da configuração e o segmento de aplicação.

  1. Pás carregadeiras Volvo L110F

A marca fornecida pela Tracbel é a Volvo. A versão L110F tem o peso operacional na categoria de 19.000 quilos. A altura elevação no pino da articulação é de 4.020 mm com braço STD e a capacidade da caçamba entre 2,7 m³ e 9,5 m³.

Esse equipamento assim como as demais carregadeiras de rodas Volvo possui cabine Care Cab, que prioriza a segurança e conforto dos operados, com certificado Rops e Fops, ar-condicionado de dupla filtragem quente e frio, amplo espaço interno, grande área envidraçada com amplo campo de visão, comandos leves e ergonômicos.

Conta ainda com sistema de vibração de corpo inteiro que não permite que as vibrações do chassis passem completamente para a cabine do operador, sem contar ainda que o banco do operador possui diversas regulagens de peso e posição assim como a direção e a coluna dos comandos hidráulicos.

  1. Pás carregadeiras Volvo Agriculture L110F

A Tracbel comercializa o modelo L110F Agriculture que oferece mais produtividade por litro de combustível consumido, pensada para o transporte e carregamento do bagaço de cana.

Ela conta com um controle simplificado tipo Joystick que garante a facilidade na operação. Seu peso operacional é em torno de 19.000kg.

Essa máquina fornece ótimos resultados e uma excelente visibilidade das operações. O equipamento gera menos fadiga aos operadores, propicia conforto e altíssima estabilidade.

A sua caçamba tem capacidade de 7,5 m³ coroados, une custo-benefício à eficiência, com potência máxima é de 231hp. A altura de descarga contando do ponto mais alto do pino da articulação é de 4.020 milímetros, possibilitando o carregamento de grandes carretas com maior facilidade.

Os seus componentes robustos, são confiáveis e seguros, além de contar com pneus agrícolas para melhor tração e estabilidade.

O motor dela é silencioso comandado eletronicamente e atende as normas de emissões Tier III. Seu motor é o Volvo D7E, a transmissão é de altíssima longevidade e confiabilidade (Power Shift Automática), que foi desenvolvida para a realização de serviços severos.

  1. Volvo L120F

Como já foi dito, o grupo Tracbel comercializa a linha amarela de equipamentos da Volvo, sendo que a L120F é uma delas. O seu motor tem alto torque em baixas rotações, apresentando assim baixo consumo de diesel por tonelada movimentada. conta ainda com sistema hidráulico robusto e ágil. As configurações de caçambas estão entre 3,0 m³ e 9,5 m³, conforme a sua aplicação. A sua potência máxima é de 245hp.

Esse equipamento assim como os demais equipamentos Volvo é um modelo muito interessante, pois foi planejado para utilizar vários acessórios tais como: sistema de pesagem, lubrificação centralizada, engate rápido para os implementos, terceira e quarta funções, iluminação auxiliares, câmera de ré e câmera 360 graus.

A máquina tem altura de elevação do pino de articulação de 4.020 milímetros. O seu motor é um D7E que oferece excelente desempenho e alta eficiência mecânica combinado a transmissão e eixos desenvolvidos e dimensionados pela Volvo, reduzindo assim as perdas de energia geradas no processo de transferência de movimentos mecânicos.

Os controles hidráulicos foram desenvolvidos para serem acionados com a ponta dos dedos, que melhoram o desempenho do operador, são ergonômicos e leves, possibilitando uma operação segura e menor desgaste físico do operador, como em todas as carregadeiras Volvo.

  1. Volvo L150F

A Carregadeira de rodas Volvo L150H é um equipamento com motor D13E, com potência máxima é de 299hp e capacidade da caçamba entre 3,5 m³ e 6,8 m³.

Este modelo de máquina da série H conta ainda com sistema de transmissão automática OptShift que realiza trocas de marchas suaves e não permite que o operador cometa falhas no momento de fazer a reversão de sentido de deslocamento.

Este sistema conta ainda com a tecnologia RBB (Reverse By Braking) que mesmo que o operador mantenha o acelerador acionado e faça uma reversão de sentido, o equipamento fará a aplicação dos freios automaticamente até que a velocidade da máquina seja compatível com a velocidade a ser realizada a reversão.

Desta maneira são eliminados as reversões incorretas pois o equipamento assume a responsabilidade de fazer o modo ideal, prolongando assim a expectativa de vida útil dos componentes da transmissão, eixos, freios e manutenções da máquina.

Esta versão da série H é mais “inteligente”, produtiva e eficiente do que a Série G anterior. Com ela é possível obter 15% a mais de eficiência energética graças à transmissão OptiShift de nova geração.

Agora, você já conhece as principais pás carregadeiras e as suas características. Saiba, então, que é possível encontrar a pás carregadeiras ideal para o seu negócio escolhendo-a juntamente à Tracbel.

Esse grupo tem credibilidade no mercado e já conquistou a confiança dos brasileiros por vender equipamentos pesados potentes e com tecnologia de ponta.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade