A empilhadeira é uma máquina pesada muito utilizada para movimentar e armazenar materiais igualmente pesados. Trata-se de um equipamento indispensável para a execução de uma série de processos na indústria, contudo, os empregadores precisam ter cuidado com os riscos que esse maquinário traz para os colaboradores e investir em itens de segurança.
Neste post, vamos tratar das normas de segurança para empilhadeiras e mostrar como elas podem ser usadas de modo seguro. Além disso, vamos falar da importância de empregar adequadamente esses maquinários pesados para evitar transtornos. Aqui, abordaremos o que diz a Norma Regulamentadora nº 11 e a Norma Regulamentadora nº 12.
Gostaria de conferir algumas dicas para a utilização correta de empilhadeiras? Então, continue a leitura!
Entenda a importância de usar adequadamente as empilhadeiras
O operador precisa conhecer todos os comandos da empilhadeira para utilizá-la com eficiência e segurança. A operação dessa máquina exige técnica e conhecimentos para evitar contratempos e acidentes que podem trazer consequências graves para o trabalhador. Então, é necessário, por exemplo, checar várias peças do maquinário antes de iniciar as atividades.
O uso inadequado de uma empilhadeira pode causar a queda de materiais pesados ou o choque com outros equipamentos ou barreiras. Confira todos os detalhes com atenção e calma para ter certeza de que o conjunto está de acordo com o padrão de segurança. Cheque os freios, os pneus, os faróis, a buzina, a direção, o controle dos paletes e as luzes de emergência.
Saiba o que dizem a NR nº 11 e a NR nº 12 sobre o uso dessas máquinas
A NR nº 11 e a NR nº 12 tratam acerca da segurança no trabalho e da movimentação, do transporte, do manuseio e da armazenagem de materiais com empilhadeiras. Elas dispõem sobre as regras de segurança para a operação dessas máquinas transportadoras que fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Veja, a seguir, detalhes sobre essas duas normas!
Capacitação dos operadores
A NR nº 11 afirma que as empilhadeiras devem ser construídas e mantidas em perfeito estado de conservação de modo a garantir a sua resistência e a segurança. O operador deve ser capacitado e ter conhecimento da NR nº 11 antes de começar a operar esse tipo de maquinário, sendo que o empregador deve disponibilizar o treinamento e supervisionar os riscos.
Identificação de riscos
É necessário identificar possíveis riscos e ficar sempre alerta sobre perigos de acidentes. Ao encerrar as atividades, o operador deve estacionar em um local apropriado, manter os garfos para baixo, tocando o solo, e acionar o freio de mão. Essas máquinas não devem ser estacionadas em frente às saídas de emergência, a portas, a escadas ou a áreas restritas.
Reciclagem obrigatória
A NR nº 12 traz a obrigatoriedade da realização de reciclagem dos operadores de empilhadeiras. A norma dispõe que esse procedimento é obrigatório sempre que for realizada uma modificação significativa nas estruturas físicas e nas operações ou na troca de processos, de métodos e da organização das atividades laborais — inclusive os operadores experientes devem ser capacitados ao serem contratados.
Confira dicas para a utilização correta de uma empilhadeira
O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é vital para a realização das atividades profissionais com uma empilhadeira. Os operadores precisam ser equipados com luvas, protetores, capacetes, coletes refletivos, óculos de segurança etc. A empresa tem o dever de fiscalizar o uso dos EPIs pelos profissionais. Observe, abaixo, as dicas para usar corretamente uma empilhadeira:
- evite exceder a quantidade de carga recomendada;
- não faça manobras em rampas;
- tenha cuidado com o excesso de velocidade;
- não ande com os garfos erguidos;
- dirija com a carga apontada para cima.
Agora, você já sabe um pouco mais sobre as normas de segurança para empilhadeiras. Ao operar, diminua a velocidade quando se aproximar de uma rampa, evite os obstáculos ao longo do percurso, mantenha a velocidade constante e a carga estável e use o cinto de segurança. Um operador bem treinado é fundamental para a eliminação dos perigos das operações.
Gostou do conteúdo? Então, siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram e fique de olho nas próximas publicações!