Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Manutenção de máquinas pesadas: por que é algo tão importante?

Quer prolongar a vida útil das suas máquinas pesadas? Veja, neste post, como isso é possível a partir da manutenção preventiva!

Atualizado em

9 de junho de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Manutenção de máquinas pesadas: por que é algo tão importante?

Na correria do dia a dia na produção, a última coisa que os operadores querem é uma carregadeira ou escavadeira com uma peça danificada, já que isso atrasa o cronograma na operação. Para evitar esse transtorno, a melhor opção é sempre investir na manutenção de máquinas pesadas, o que garante a segurança e a produtividade das equipes.

Embora seja uma questão de máxima importância, muitas empresas ainda são negligentes quando o assunto é adotar cuidados preventivos para as suas máquinas de trabalho, o que se deve ao fato de acreditarem ser um gasto a mais.

Quer saber por que esse pensamento é equivocado? Neste post, conversamos com Júnio da Silva, Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel, que nos explica como funciona e os principais benefícios da manutenção de máquinas pesadas. Confira!

O que é a manutenção preventiva de máquinas pesadas?

Seja na indústria, no agronegócio ou na construção civil, as máquinas pesadas são recursos imprescindíveis para a execução do trabalho de campo nas empresas. Assim, manter esses equipamentos com plena capacidade de funcionamento é crucial para a performance do seu negócio e dos colaboradores.

Nesse cenário, a manutenção preventiva de máquinas pesadas é uma grande aliada dos negócios. Esse processo consiste na realização de ações e controles que vão assegurar que os equipamentos mantenham a sua disponibilidade física, além de não terem eventos de parada não programada e de quebras catastróficas de peças e/ou componentes.

‘’Ao fazer essa manutenção, a empresa ganha diversos benefícios, principalmente a diminuição e previsibilidade dos gastos com reparos. Também contribui para que máquina esteja em perfeito estado de operação, o que é essencial para a segurança de operadores e demais pessoas envolvidas no processo de produção em que a máquina está inserida’’, afirma Júnio Silva.

Como funciona na prática?

A manutenção preventiva de máquinas pesadas funciona de modo muito simples, tendo como finalidade antecipar possíveis problemas que possam vir a ocorrer e corrigi-los antes que se concretizem. De acordo com o Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel, essa atividade envolve a troca e/ou reparo de fluídos lubrificantes, peças, filtros e demais componentes de modo preventivo, além de definir ações para melhores práticas operacionais.

Toda a empresa fabricante de máquinas determina uma periodicidade de manutenções preventivas que devem ser realizadas em suas máquinas. ‘’Mas, além disso, os proprietários de máquinas podem usar ferramentas de controle de manutenção, como o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) e Indicadores de Performance (KPIs), como o MTBF (Período Médio entre Falhas) e o MTTR (Tempo Médio para Reparo), para identificar quando, onde e por que realizar uma manutenção preventiva’’, ressalta Júnio Silva.

Quais são os benefícios da manutenção de máquinas pesadas?

Antes de qualquer coisa, é necessário dizer que, ao contrário do que muita gente pensa, investir na manutenção preventiva de máquinas pesadas não é um gasto, mais sim um ganho, pois evita prejuízos maiores com peças que estragam durante a operação e impedem a sua equipe de continuar trabalhando. Veja quais são os principais benefícios dessa iniciativa.

Aumenta a vida útil do equipamento

Segundo o Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel, uma máquina deve ser pensada como o corpo humano. Se uma pessoa não cuida da sua saúde, não faz atividades físicas, não se alimenta bem e não faz check-ups para avaliar o seu estado de saúde, a tendência é que seja acometida por uma doença que pode levá-la a óbito precocemente.

Agora, uma pessoa que se cuida, realiza atividades físicas controladas e frequentes, tem uma alimentação saudável e faz um controle de sua saúde a partir do acompanhamento médico, tende a viver mais e em melhores condições. Da mesma forma, os componentes mecânicos sofrem desgastes naturais decorrentes do seu funcionamento, que devem ser controlados e minimizados para prolongar a sua vida útil. Isso só é possível de ser feito com a realização correta de manutenções preventivas.

Reduz falhas

Ao incluir a manutenção preventiva das máquinas como uma atividade indispensável para a sua empresa, você se antecipa a possíveis quebras, além de assegurar que os componentes das carregadeiras, rolos compactadores, caminhões articulados e escavadeiras funcionem corretamente no decorrer da sua rotina operacional.

Portanto, essa ação reduz a incidência de falhas, fazendo com que os equipamentos estejam sempre disponíveis, impedido erros que podem acarretar atrasos na obra ou colocar a integridade física dos trabalhadores em risco.

Proporciona confiabilidade

Quando uma ou mais máquinas apresentam falhas com frequência, a sua equipe acaba perdendo a confiabilidade no momento de usá-las, já que não sabe se poderá contar com elas em atividades que exijam um desempenho mais potente. Por outro lado, se a empresa se preocupa em preservar os seus equipamentos em bom estado, todos eles poderão ser utilizados sem nenhum tipo de receio.

Traz segurança

Os equipamentos que apresentam defeitos em suas peças representam um grande risco para os seus colaboradores. Se o freio de uma máquina não está funcionando adequadamente, por exemplo, o operador pode sofrer ou causar um grave acidente ao tentar pará-la e não conseguir.

Nesse sentido, as manutenções preventivas trazem segurança para a empresa e os seus colaboradores como um todo. Uma máquina que está com todos os componentes em ordem pode ser controlada com maior facilidade pelo operador, independentemente do local em que está sendo operada.

Gera economia

Durante a manutenção preventiva, é possível identificar desgastes que são corrigidos rapidamente. No entanto, quando isso não acontece, esses desgastes podem se transformar em um problema maior, que inutiliza a máquina e traz prejuízos não só pela necessidade de comprar novas peças, mas também pela interrupção do trabalho da sua equipe.

‘’As empresas que têm planos de manutenções preventivas bem estruturados podem planejar, antecipar e reduzir os custos com manutenção. Isso porque, ao eliminar ou diminuir paradas não programadas e quebras, reduzem-se também as interrupções no canteiro de obras e os gastos com peças de reposição e mão de obra especializada’’, aponta Júnio Silva.

Eleva a produtividade

A parada não programada de uma máquina significa um prejuízo enorme para os negócios em termos de produtividade, pois até que o equipamento seja consertado ou substituído, a sua equipe também terá que ficar parada, atrasando a finalização da obra e a entrega do trabalho.

‘’Para além disso, é comprovado que, ao operar equipamentos mais seguros e em bom estado de conservação, os operadores de máquinas ficam mais satisfeitos e aumentam cerca de 40% a sua produtividade’’, acrescenta o Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel.

Como é feita a manutenção de máquinas pesadas?

Nas manutenções preventivas periódicas, que são aquelas indicadas pelos fabricantes de máquinas e equipamentos, são realizadas as seguintes atividades:

  • limpeza e lavagem química da máquina;
  • substituição de fluídos lubrificantes e filtros de componentes conforme a necessidade;
  • ajustes de peças e componentes;
  • inspeção do funcionamento dos sistemas da máquina, como luzes, sinais sonoros e motores elétricos.

Em manutenções preventivas que seguem os Indicadores de Performance (KPIs), primeiro se faz a relação de todas as peças e componentes que mais falham, o motivo da falha e quando falham, para assim, de forma preventiva, programar a substituição do item antes que a falha ocorra.

Na hora de fazer a manutenção de máquinas pesadas, é fundamental contar com uma empresa parceira de confiança. Hoje, a Tracbel oferece uma diversidade de pacotes de manutenções que se adaptam à atividade do cliente, com planos que variam de básicos a dedicados, com os seguintes serviços:

  • técnico dedicado;
  • realização de manutenções preventivas e corretivas por técnicos treinados e qualificados pelos fabricantes que a Tracbel representa;
  • catálogo de peças digital;
  • acordos comerciais para desconto em peças;
  • condições de pagamento facilitadas;
  • peças genuínas;
  •  e-commerce robusto;
  • manutenção preditiva (análise de lubrificantes).

‘’O grande diferencial da Tracbel em relação às manutenções preventivas é justamente dispor de todos os recursos para que o cliente tenha a melhor experiência com as marcas que ela representa. Para isso, conta com mão de obra treinada e qualificada, um grande estoque de peças genuínas e equipes dedicadas para apoiar o cliente na gestão da manutenção e operação de sua frota de máquinas, além de todo o suporte dos fabricantes que ela representa’’, destaca Júnio Silva.

Com a manutenção de máquinas, você se antecipa aos problemas, reduz os riscos de acidentes no campo de obras, economiza com a troca de peças e garante a produtividade da sua equipe. A iniciativa ainda preserva o seu maquinário, permitindo que ele possa ser usado por muito mais tempo e com toda a sua capacidade de funcionamento.

Achou este post interessante? Tem alguma dúvida sobre manutenção de máquinas pesadas? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade