Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Veja como aumentar a disponibilidade de máquinas pesadas na operação da construção

Os equipamentos são a espinha dorsal da construção civil. São eles que garantem a conclusão de projetos com o máximo de eficiência.

Atualizado em

18 de agosto de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

#Disponibilidade de máquinas pesadas.

Os equipamentos são a espinha dorsal da construção civil. São eles que garantem a conclusão de projetos com o máximo de eficiência. Isso significa que é do interesse de todas as empresas do setor proteger as máquinas no curto e longo prazo. Porém, aumentar a vida útil e aproveitar a longevidade dos equipamentos de construção é um grande desafio.

É aí que entra o conceito de disponibilidade. A partir dele, é possível ter uma noção real de como anda a capacidade de um equipamento operar e colocar em prática medidas preventivas ou corretivas para evitar prejuízos.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda tudo sobre como aumentar a disponibilidade do equipamento na operação de construção.

O que é a disponibilidade de máquinas pesadas nas operações?

Antes de começarmos com as dicas práticas, vamos ver o básico. A disponibilidade mede a capacidade de um equipamento estar disponível para operar. Quando um equipamento é novo e passa por manutenções regulares, o percentual de disponibilidade é maior. À medida que os anos passam, esse percentual tende a diminuir cada vez mais.

Contudo, uma série de fatores pode contribuir para a falta de disponibilidade de um equipamento. Por exemplo, se a manutenção adequada do equipamento não é realizada, conforme a recomendação do fabricante, a disponibilidade corre o risco de sofrer uma redução drástica.

Como calcular a disponibilidade de máquinas pesadas na operação da construção?

Existem várias maneiras de medir a disponibilidade do equipamento na operação da construção. A mais comum é a fórmula para calcular a DF (Disponibilidade Física), que é a seguinte:

 DF = (TC/(TC+TP))*100

●        TC = Tempo de horas calendário;

●        TP = Tempo de paradas

À medida que os equipamentos ganham mais horas de operação, mais tempo de manutenção é necessário. Assim, a DF vai reduzindo.

Vamos a um exemplo? Digamos que uma empresa operou o total de 10 horas no dia. Portanto, o Tempo Programado dela é de 10 horas. No entanto, as atividades de manutenção consumiram 4 horas do dia. Portanto, o Tempo de Manutenção é de 4 horas.

Com esses dados, podemos calcular o Tempo Disponível, que fica:

TC = 10 horas

TP= 4 horas.

Quando aplicamos esses dados na fórmula da DF, o cálculo fica da seguinte maneira:

DF = (10/(10+4))*100

DF = 0,714*100

DF = 71,4%

Ao multiplicar o resultado por 100, você obtém o valor em porcentagem. No exemplo acima, o resultado mostra que o equipamento trabalhou 71,4% das horas que estava disponível no dia, o que é um resultado considerado de atenção.

Como aumentar a disponibilidade de máquinas pesadas na operação de construção?

Agora que você já sabe como calcular a disponibilidade, veja algumas dicas de como manter a alta disponibilidade dos equipamentos.

Monitoramento

É crucial que os equipamentos passem por um monitoramento contínuo. Isso garante que o operador esteja ciente de quaisquer alterações que precisam ocorrer para manter a disponibilidade de um determinado equipamento ou até alertar a equipe de manutenção e, se necessário, colocar o equipamento offline até que possa ser reparado.

A eletrônica embarcada atual já conta com sensores que podem gerar diagnósticos dos equipamentos a distância. Assim, um técnico pode fazer um pré-atendimento mediante informações iniciais dos sensores e levar as peças necessárias para o reparo no local.

Essa rapidez tem um impacto drástico na disponibilidade dos equipamentos, Quanto mais rápido o técnico resolver o problema, maior será a disponibilidade do equipamento para realizar as suas tarefas.

Lubrificação

Nenhum proprietário ou operador de equipamento pode negligenciar a lubrificação se quiser garantir uma alta disponibilidade. Graxa e lubrificação são essenciais quando há várias peças móveis de metal em contato umas com as outras, mas elas se quebram e desbotam com o tempo.

A lubrificação também é impactada negativamente por condições climáticas extremas ou ambientes de trabalho de alta pressão. Portanto, determine quais tipos de graxa são mais adequados para as condições de um local de trabalho específico.

Quaisquer sinais de lubrificação deficiente, como ruídos de trituração e movimentos bruscos, exigem que o equipamento seja retirado de rotação para reparos.

Manutenção

Existem três tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva. A manutenção preventiva é aquela que os manuais de operação indicam, que envolve troca de fluidos, filtros e outros consumíveis. Já a corretiva ocorre após uma falha não programada de algum componente, demandando que ele seja reparado para voltar à operação.

A preditiva acontece quando o fabricante ou distribuidor sabe da expectativa da vida útil de determinado conjunto e sugere a substituição ou o reparo, prevenindo um dano maior.

Nas manutenções preventivas e preditivas, as peças e conjuntos envolvidos são disponibilizados de antemão. Já nas corretivas, as peças ainda precisam ser disponibilizadas, provocando um tempo de parada maior, o que diminui a disponibilidade.

Por essa razão, as manutenções preventivas e preditivas são as mais importantes para evitar paradas não programadas e garantir a alta disponibilidade dos equipamentos.

Treinamento

Via de regra, operadores não treinados não devem ser autorizados a usar o equipamento em um canteiro de obras. A razão mais óbvia é que eles aumentam a insegurança e colocam todos ao seu redor em risco. Operadores não treinados também podem diminuir a disponibilidade dos equipamentos que operam.

Isso ocorre porque eles podem causar desgastes indevidos na máquina ou ignorar os padrões adequados de manutenção que mantêm o equipamento em boas condições para uso. Operadores treinados, por outro lado, conhecem os limites de um determinado equipamento e não excederão esses limites.

Recursos próximos do equipamento

Para operações mais agressivas, disponibilizar itens consumíveis perto do equipamento contribui para reduzir o tempo de paradas e aumentar a sua disponibilidade.

Os recursos podem ser pneus sobressalentes, lâminas, dentes, adaptadores de dentes e segmentos que podem ter grande desgaste por atrito, além do material de manutenção usual, como graxas, filtros e lubrificantes indicados pelos fabricantes.

Qual é a importância da disponibilidade de máquinas pesadas?

Muitas razões justificam a importância de calcular a disponibilidade do equipamento na operação de construção. Em primeiro lugar, esse é um indicador que pode orientar o momento para substituir um equipamento. Se a porcentagem de utilização do equipamento é baixa regularmente, pode ser o momento de substituí-lo.

Outra razão que justifica o cálculo da disponibilidade é que muitas operações são impactadas pela operação de um único equipamento. Em um projeto de construção civil, os equipamentos trabalham de forma interligada, então, se não for identificada a baixa disponibilidade de um, atrasos podem se tornar frequentes.

Por fim, equipamentos de alta disponibilidade também geram confiabilidade na execução das tarefas a que foram destinados. Então, identificar a alta disponibilidade dos equipamentos é um passo crucial para alcançar os resultados esperados.

Os equipamentos desempenham grande influência nos custos de um projeto e, se não forem bem administrados, podem gerar não só atrasos, mas também custos danosos a um contrato ou a uma operação de mineração, por exemplo.

Chegamos ao final do nosso guia e esperamos que você tenha compreendido como aumentar a disponibilidade de máquinas pesadas na operação da construção civil. Use a fórmula da DF na sua empresa e garanta a alta disponibilidade das suas máquinas.

Para acompanhar mais dicas relacionadas à construção civil, siga a Tracbel no Facebook e acompanhe as nossas novidades.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade