Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como operar uma retroescavadeira?

Se você já tem um treinamento, habilitação e proficiência, este artigo vai ajudar a atualizar seus conceitos e torná-lo um operador mais eficiente e seguro.

Atualizado em

25 de janeiro de 2024

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Como Operar uma Retroescavadeira?
Se você já tem um treinamento, habilitação e proficiência, este artigo vai ajudar a atualizar seus conceitos e torná-lo um Operador mais Eficiente e Seguro.

A retroescavadeira, é uma opção versátil de maquinário, indispensável em diversos projetos de construção, desde pequenas até grandes obras de infraestrutura. Este equipamento, conhecido por ser parte pá carregadeira e parte escavadeira, é também uma ferramenta multifuncional que combina muitos acessórios e funções em uma obra, tornando-se um ativo valioso para diversos segmentos.

Aprender a operar uma retroescavadeira de forma eficaz e segura é uma habilidade essencial, uma vez que a operação correta não só aumenta a eficiência do trabalho, mas também garante a segurança no local de trabalho.

A operação de retroescavadeiras pode parecer uma tarefa fácil, dada a sua natureza simplista e os controles que requerem um pouco de atenção e habilidade. No entanto, com instrução adequada e prática, a operação dessa máquina pode ser dominada, abrindo portas para uma ampla gama de tarefas no segmento da construção civil e além. Este nosso guia tem como objetivo fornecer um ponto de partida para aqueles que estão começando a jornada no manuseio de uma retroescavadeira, cobrindo desde o conhecimento básico das partes da máquina até dicas para uma operação eficiente e segura.

 

Antes de começar a operar uma retroescavadeira ✅:

  1. Tenha a habilitação e certificações adequadas

A operação de um equipamento pesado vai além da habilidade; ela engloba também questões de legalidade e segurança. É essencial que o operador possua tanto a certificação necessária, obtida através de cursos práticos e teóricos, quanto a habilitação apropriada, especialmente para a movimentação em vias públicas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é exigido que o operador de uma retroescavadeira seja habilitado nas categorias C, D ou E para a condução.

Em alguns municípios também existe a exigência de que as retroescavadeiras sejam devidamente emplacadas como veículos automotores, para isto, veja com as autoridades locais se a exigência é válida ou não. A fábrica, e ou o dealer que comercializa o equipamento faz o registro CAT-DENATRAN quando solicitado pelo cliente e depois deste processo, os equipamentos podem ser registrados e emplacados em qualquer Departamento de Trânsito local.

  1. Entenda que todo equipamento necessita de manutenção

Diferente de um automóvel, um equipamento necessita de atenção especial diária, semanal e ou periódica tais como; checagem de níveis de óleo e hidráulico e também várias manutenções corriqueiras como lubrificação de pinos, buchas, articulações, limpezas de filtros e muito mais; já em períodos maiores, temos trocas de óleos de motor, transmissão, eixos e outros são igualmente requeridos, tudo baseado no horímetro da máquina, ou seja, uma máquina necessita de uma boa manutenção para ter uma longevidade com baixos custos.

  1. Conheça a Máquina em sua totalidade

Familiarize-se ao máximo com o equipamento. Entenda suas partes principais, incluindo a cabine, a carregadeira frontal, a  retroescavadeira, controles, painel, implementos e afins.

  1. Tenha como um hábito a Inspeção Pré-Operacional

Realize sempre uma inspeção visual da máquina antes de iniciar. Verifique se há vazamentos de óleo, estado geral das mangueiras, danos nos pneus e ou algum componente, certifique-se de que todos os controles estão funcionando corretamente e verifique o nível de óleo do motor, refrigerante, hidráulico e combustível.

  1. Faça da segurança uma prioridade

Como já mencionado anteriormente, a segurança é um fator primordial, por isso sempre observe as normas e procedimentos. Mantenha a atenção no ambiente ao redor, nunca sobrecarregue a máquina e esteja ciente dos limites da retroescavadeira. É primordial que o operador faça uso dos EPIs adequados, incluindo capacete, óculos de segurança, coletes, luvas, protetores auditivos e botas de segurança. Sempre que possível, isole a área de operação com cones, fitas zebradas e outros. Nunca opere a máquina se estiver cansado ou sob a influência de remédios e/ou substâncias que possam comprometer seu nível de atenção, como o álcool, por exemplo.

 

Como operar uma retroescavadeira com segurança? 🔒

Antes de entrar na cabine, observe ao redor do equipamento, veja se há algum objeto ou restrição, tenha uma área de operação segura, livre de pessoas e curiosos.

Entre na cabine com cuidado, utilizando os apoios e alças para segurança. Ajuste o assento, os espelhos e familiarize-se com os controles.

Fazendo um deslocamento inicial:

  1. Verifique se os controles e marchas estão em neutro, caso contrário o motor de arranque não irá funcionar;
  2. Acione o motor pré-aquecendo por alguns minutos em rotação moderada;
  3. Veja se as patolas estão recolhidas;
  4. Veja se a retroescavadeira esta recolhida e travada;
  5. Eleve a caçamba frontal de forma a que ela não pegue no chão;
  6. Aperte o botão neutralizador da alavanca de marchas e selecione uma segunda marcha (piso plano) ou primeira marcha em pisos inclinados;
  7. Na alavanca Frente/Neutro/Ré selecione o sentido desejado;
  8.  Solte o freio de estacionamento;
  9. Acione a acelerador adequadamente colocando o equipamento em movimento.

Para reverter o sentido de movimento:

  1. Pare totalmente o equipamento usando o freio de serviço;
  2. Se o equipamento estiver no plano, mantenha a segunda ou primeira marcha selecionada;
  3. Na alavanca de Frente/Neutro/Ré selecione o sentido desejado e tenha atenção maior se estiver indo para a ré.

Para operar o braço da retroescavadeira:

  1. Isole a área de operação,
  2. Posicione o equipamento à frente do local de escavação, mantenha o freio de estacionamento aplicado,
  3. Abaixe a caçamba frontal apoiando-a no solo ou cravando os dentes se for em solo,
  4. Gire o banco do operador para posição da retroescavadeira,
  5. Aumente a aceleração através do acelerador manual (com rotações próximos de 1.200 rpm)
  6. Abaixe as patolas usando os comandos individuais (antes selecione o lado a patola de acordo com o piso, piso de asfalto/concreto e ou piso irregulares),
  7. Destrave a trava de segurança da lança e passe a fazer movimentos mais suaves até se acostumar com a velocidade da retro (evite bater fim de curso dos cilindros). Você pode fazer dois ou até quatro movimentos simultaneamente de acordo com sua habilidade, depois de estar bem familiarizado, você pode elevar a rpm para até 1.400.
  8. Ao final da operação, recolher o equipamento, estacionar em local seguro e plano, deixar o motor em marcha lenta por uns 60 segundo e depois desligar o motor pela chave ou pelo mata motor.

Com tempo e experiência, a operação de uma retroescavadeira se tornará mais fluida, mas sempre exigirá atenção e comprometimento. Mantenha a segurança em primeiro lugar e busque um treinamento profissional.

 

Como adquirir uma retroescavadeira?📈

Você está procurando fazer a aquisição de uma retroescavadeira? Saiba que é essencial escolher um parceiro de confiança que ofereça equipamentos de qualidade e suporte abrangente. A Tracbel se destaca nesse aspecto, trazendo com exclusividade para o mercado brasileiro as retroescavadeiras da renomada fabricante indiana Bull. Conhecidas por sua robustez, potência e versatilidade, as retroescavadeiras Bull refletem a avançada identidade tecnológica da Índia e são perfeitamente adaptadas para enfrentar os desafios mais exigentes em diversos tipos de projetos.

Em nosso portfólio temos os modelos HD96, HD100 e HD100 Plus, cada um projetado para oferecer desempenho superior e confiabilidade em todas as condições de trabalho. Convidamos você a explorar essas máquinas inovadoras visitando nosso site, onde poderá conhecer em detalhes cada modelo, solicitar um orçamento e conversar com nossos especialistas.

Na Tracbel, nosso compromisso vai além da venda de máquinas. Nós nos dedicamos a garantir o sucesso das operações dos nossos clientes. Por isso, oferecemos cursos de capacitação e assistência técnica especializada Bull no pós-vendas, assegurando que nossos clientes tenham sempre o melhor suporte e conhecimento para operar suas máquinas com máxima eficiência e produtividade. Seja onde for, vai com a retroescavadeira Bull.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade