Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Carregadeiras Volvo: Bloqueio de Diferencial

Neste artigo vamos falar sobre o uso do bloqueio do diferencial nas pás carregadeiras Volvo L60F e Volvo L90F para que o operador sempre a utilize da melhor forma e sem danificar o equipamento.

Atualizado em

18 de março de 2024

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Compartilhe

As pás carregadeiras Volvo são fundamentais para diversas atividades econômicas. Por isso, seu uso correto garante longa vida para a máquina, que sempre tem elevado valor de revenda no mercado brasileiro. Acompanhe esta série dicas sobre o bloqueio do diferencial e nivelamento das caçambas.

Muito utilizada nos setores da construção, mineração, indústria, florestal, agrícola, de reciclagem e portuário, as pás carregadeiras Volvo tem sempre o tamanho ideal de acordo com o espaço e a atividade desenvolvida.

As carregadeiras menores são mais ágeis e têm maior manobrabilidade, além de precisão para trabalhos em locais com pouco espaço. Já as pás carregadeiras de tamanho médio são perfeitas para indústrias, pedreiras e minerações. Enquanto as de grande porte são potentes e eficientes para o carregamento de materiais em maior volume.

 

Bloqueio do diferencial das Carregadeiras Volvo

Nesta série vamos falar sobre o uso do bloqueio do diferencial nas pás carregadeiras Volvo L60F e Volvo L90F para que o operador sempre a utilize da melhor forma e sem danificar o equipamento.

O bloqueio do diferencial atua somente no eixo dianteiro da pá carregadeira. É muito importante saber que o uso do bloqueio do diferencial se faz somente em situações críticas. Por exemplo, no caso de um atoleiro, necessitando ir tanto para a frente com o equipamento ou em uma situação de marcha ré.

Portanto, ao verificar a necessidade do uso do bloqueio do diferencial, primeiro o operador deve parar o equipamento; em seguida colocar em neutro, selecionar a primeira marcha, se for o caso de sair para a frente ou o engate da marcha ré, para executar a manobra em seguida.

Para a utilização do bloqueio deve-se pisar no pedal localizado ao lado do freio de serviço; colocar o equipamento em neutro (em sequência acenderá uma luz no painel indicando que a função está ativa) e a partir daí, utilizar a marcha para frente ou, dependendo da necessidade, a marcha ré.

Muito importante também saber que após a atividade, somente retirar o pé do pedal e o equipamento estará livre para poder deslocar com segurança. Lembrando ao operador: jamais esterçar a direção, ou seja, virar para esquerda ou para a direita durante a utilização do bloqueio do diferencial para não danificar seu aparelho.

 

Nivelamento da caçamba

Para nivelar a caçamba das carregadeiras Volvo série F e série H, o primeiro passo que o operador deve tomar é o de identificar a sua posição de trabalho desejada.

Importante ressaltar que as carregadeiras Volvo série F e série H possuem nivelamento automático da caçamba. Somente a série F possui dois modos de trabalho e na série H é possível fazer vários ajustes no nivelamento da caçamba.

Portanto, para fazer a função na carregadeira série F, o operador tem que fazer esse ajuste de dentro da cabine. Porém, as duas opções de regulagem são externas através de sensores na caçamba. Na série H, o operador já consegue fazer esse nivelamento através das funções do painel do equipamento desejando a melhor altura e melhor nivelamento da caçamba.

Nas carregadeiras Volvo série F e série H, ambos equipamentos dispõem da função de nivelamento do H. Na série F, o operador terá duas funções: somente nível intermediário e nível total de curso, ou seja, quando o H chegar na altura máxima. Esse ajuste é feito externamente, através do sensor do H.

Já nas pás carregadeiras série H, o operador já tem esse ajuste de dentro da cabine, podendo ainda ajustar da melhor forma possível, de acordo com sua atividade de trabalho.

 

Quer saber mais detalhes e conhecer todos os modelos de carregadeiras Volvo?! Clique aqui.

Saiba mais nas filiais Tracbel presentes nas principais regiões do Brasil: https://www.tracbel.com.br/onde-encontrar

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade