Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Saiba as 5 principais vantagens da escavadeira de esteira

Útil em vários segmentos, de pequenos a grandes projetos, a escavadeira de esteira apresenta 5 benefícios imbatíveis.

Atualizado em

18 de abril de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

A escavadeira de esteira é uma máquina de extrema importância para o bom andamento de grandes e pequenos projetos. Esse equipamento auxilia na produtividade e é muito utilizado no ramo de construção civil e em setores como o agronegócio e a mineração.

Com muita precisão e eficiência, a máquina consegue realizar vários trabalhos com inúmeras vantagens. Neste artigo, vamos abordar os benefícios da escavadeira de esteira e quais são as suas principais características nos diversos segmentos de operação.

Deseja saber mais sobre a escavadeira de esteira? Então, continue a sua leitura!

O que é uma escavadeira de esteira e quais as suas características?

A escavadeira de esteira é um equipamento para executar escavação com a máquina estacionada, ou seja, sem a necessidade de se deslocar na fase do carregamento de sua concha/caçamba. Escava em terrenos brandos e, em alguns casos, em solos duros e rochosos, podendo descarregar o material ao lado do próprio equipamento e fazer o carregamento de caminhões ou unidades de transporte.

As escavadeiras são equipamentos muito importantes em todas as áreas de serviço pesado. Essas máquinas possuem várias funcionalidades e oferecem diversos benefícios a canteiros de obras e a outros ambientes industriais. Elas removem e levantam materiais e objetos com muita precisão. Para utilizá-las, contudo, é indicado compreender as suas características e o seu modo de operação.

Para efetuar cada uma das suas operações, seja na construção civil, mineradoras, pedreiras, indústrias ou até mesmo paisagismo, (escavação, movimentação de materiais, madeira, sucata, solo, carga e transporte), este equipamento deve se adaptar ao tipo de terreno em que opera. Assim, escavar e remover terrenos duros e compactos é muito diferente do que realizar operações em terrenos não consolidados, sendo assim necessário diferentes procedimentos e configurações para realização de cada tipo de tarefa.

As escavadeiras possuem recursos valiosos para aumentar a produtividade dos negócios em diversos segmentos. Veja mais a seguir.

Quais são os principais benefícios da escavadeira de esteira?

1. Conforto e segurança

As escavadeiras

de esteiras Volvo são extremamente confortáveis para os operadores, pois sua cabine é projetada de modo a atender as certificações existentes. Elas têm um bom espaço interno, além de joysticks leves e ergonômicos.

O equipamento também é considerado muito seguro, devido ao fato de ter alta visibilidade operacional, diversos ajustes do banco do operador e 14 saídas para o ar-condicionado.

2. Economia

A escavadeira de esteira Volvo conta com tecnologia de ponta e isso auxilia na redução dos gastos de combustível e na diminuição do desgaste das peças.

Equipada com o sistema ECO para reduzir o consumo de combustível, ainda conta com sistemas de confluxo das bombas hidráulicas, priorizando os movimentos de acordo com a necessidade do operador.

3. Versatilidade

Com a instalação de implementos é possível realizar diversas atividades com uma mesma máquina. Ela pode fazer tarefas diferentes e estar presente em várias etapas dos projetos, sejam elas da parte inicial ou final. Contudo, lembre-se de que para obter versatilidade é necessário fazer as implementações e configurações corretas.

4. Praticidade

A escavadeira de esteira tem a possibilidade de exercer diversas funções. É um equipamento multiuso e suas principais aplicações são:

  • Escavação;
  • Construção civil pesada;
  • Assentamento de tubos;
  • Manuseios Florestais;
  • Manuseios industriais;
  • Equipamento de apoio em pedreiras e minerações;
  • Demolição.

Existem inúmeras configurações de lança, braço, caçamba, esteiras e implementos disponíveis para cada aplicação que otimizam a produtividade e custos.

5. Estabilidade

A escavadeira de esteira pode ser considerada uma máquina estável. Porém, em alguns casos, é necessário utilizar o chamado “carro longo”, que proporciona ao equipamento maior estabilidade e menor pressão sobre o solo, o que pode ser combinado com a largura das esteiras, dependendo do tipo de solo sobre qual irá trabalhar.

Então, agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens da utilização da escavadeira de esteira, não deixe de escolher a máquina ideal para os trabalhos que você realiza. Veja abaixo as diversas funções destes equipamentos multiuso e suas principais aplicações:

  • Escavação: Atuam no corte e carregamento de caminhões de vários materiais, sejam eles terra solta, areia, cascalho, terra compactada, argila, minérios, rocha detonada e ou solos resistentes.
  • Construção civil pesada: Atuam em movimentação de terras gerais, como aeroportos, pontes, ferrovias, barragens, hidroelétricas, portos, pavimentação de ruas e estradas, túneis, construções subterrâneas, serviços públicos (água, esgoto e gás), entre outros.
  • Assentamento de tubos: Mineroduto, gasoduto e outros.
  • Manuseios Florestais: Escarificação de solos, manutenção de estradas, reflorestamento/plantio, abertura de curvas de nível, destocamento de raízes, carregamento de madeira processada, corte e processamento de árvores reflorestadas.
  • Manuseios industriais: Processamento, movimentação de sucatas e materiais recicláveis.
  • Equipamento de apoio em pedreiras e minerações: Operação com rompedor hidráulico e drenagens diversas com aberturas de valas.
  • Demolição: Industrial, comercial e residencial.

Gostou do nosso post? Deixe o seu comentário para que saibamos a sua opinião sobre o assunto!

Leia também o post sobre os principais modelos de escavadeiras Volvo do mercado.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade