Reconhecida nacionalmente como uma empresa sempre à frente em novas tecnologias no segmento de máquinas pesadas e veículos comerciais, a Tracbel reforça seu DNA inovador apresentando agora um inédito configurador 3D de escavadeiras Volvo. É a primeira ferramenta do gênero voltada especificamente para o setor de equipamentos pesados, mostrando mais uma vez o vanguardismo de um dos maiores distribuidores de produtos deste tipo no País. Em breve, o dispositivo possibilitará montar outros modelos, dando ainda mais conveniência para os gestores de frota e clientes.
Usando um computador ou um smartphone, o usuário pode escolher o modelo desejado e configurá-lo de acordo com suas necessidades operacionais e comerciais. “Queremos revolucionar a experiência do cliente no conceito de escolha, configuração e compra do produto, promovendo uma maior interação e dando mais autonomia a ele neste processo”, declara Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel. Outros modelos de equipamentos serão introduzidos gradativamente, assim como a possibilidade de simular e contratar um financiamento para aquisição dos produtos pelo mesmo sistema online.
Desenvolvida pelo departamento de Inovação do Grupo Tracbel com o apoio da área técnica da Volvo Construction Equipment em Curitiba, a plataforma facilita muito a vida do cliente. Para ter acesso à ferramenta, basta ir ao site da Tracbel, e começar a navegar e a fazer a escolha. Toda a interação com o sistema é feita por meio de um avançado assistente virtual. A partir daí, pode-se montar a máquina como quiser, conforme os atributos e características oferecidos pela fabricante, com os opcionais disponíveis. São dois modelos inicialmente ofertados por este canal: as escavadeiras EC140DL e EC140DLM, do porte de 14 e 15 toneladas, respectivamente.
Configuração em 3D
O interessado pode escolher os modelos estândares de fábrica ou configurar a partir de sua conveniência. Tudo é facilitado, pois ele pode optar ainda por máquinas já previamente destinadas a setores específicos, como Construção, Locação, Agricultura, Mineração, Indústria e Florestal – e ainda montar do seu jeito. A solução é ultra avançada e toda em 3D. Pode-se girar o equipamento em qualquer posição ou ângulo, ver o raio de giro, escolher o braço e a caçamba ou outro componente. Ele também visualiza textos anexos com as diferentes funções de cada peça ou opcional e obtém uma série de outras informações.
“Tudo isso ajuda o cliente a aprender mais sobre o produto para poder usufruir ainda mais de seus recursos”, afirma Carlos Renato Machado, diretor comercial de varejo da Tracbel. “O software é totalmente inteligente, pois elimina automaticamente duplicidades e itens e/ou opcionais não oferecidos ou adequados para determinado modelo e versão”, complementa Gustavo Takamatsu, diretor de tecnologia, inovação e marketing da Tracbel. O usuário pode montar quantas unidades quiser e, ao final, as configurações escolhidas são enviadas automaticamente para o consultor da Tracbel.
Inovação como valor
“Este é mais um esforço da Tracbel para trazer mais conforto para o cliente e o gestor de frotas. Estamos sempre investindo em novas tecnologias e empenhados em contribuir para melhorar o negócio do nosso cliente, não só na operação, performance e manutenção do equipamento ao longo de sua vida, mas também no momento de sua escolha”, diz Cleber Carvalho, CEO da Tracbel S/A. Ele lembra que a internet já está fortemente presente na vida das pessoas de todas as maneiras, afetando inclusive como as empresas escolhem e compram. “Não é diferente em nosso negócio. Por essa razão somos os primeiros a ofertar essa possibilidade. Estamos novamente na vanguarda nessa área”, destaca Carvalho.
A Tracbel foi também a primeira empresa do segmento a investir e a implementar, por exemplo, o e-commerce de peças. Grupo multimarcas com atuação nacional na distribuição de equipamentos de construção, mineração, logística, transporte e agronegócio, a empresa já registra 50% de comercialização de componentes para o varejo pela sua plataforma digital. É o primeiro e-commerce do setor de máquinas pesadas do País.
O volume mensal de transações digitais, que no início se contava em dezenas de milhares de reais, atualmente ultrapassa a casa de milhões. A base de clientes da plataforma quase triplicou, assim como o percentual de clientes ativos do e-commerce (aqueles que compram com frequência) aumentou 400%. “Quem comprou pela internet compra de novo. A recorrência é de quase 80%, e continua aumentando”, finaliza o executivo.
Contagem, 21 de setembro de 2022.
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