Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Segurança dos caminhões Volvo: Saiba quais são os seus diferenciais?

Conheça quais são os itens de segurança, diferenciais e benefícios dos caminhões Volvo.

Atualizado em

15 de janeiro de 2024

Autor

Studio Visual

Categoria

Seguramente uma das marcas mais conhecidas e confiáveis do mercado, a Volvo se destaca por oferecer equipamentos altamente duráveis, tecnológicos e eficientes, considerando a realidade e as necessidades dos mais diferentes segmentos em que os seus produtos são empregados — a exemplo dos transportes, da mineração e da indústria.

Somada a tudo isso, a segurança dos caminhões Volvo também desponta como um dos grandes diferenciais da marca. Essa é uma característica que agrega ainda mais às empresas, sobretudo para aquelas que dependem da execução de atividades complexas e perigosas, exigindo um reforço no quesito “segurança”.

Para que você conheça um pouco mais dos diferenciais dos caminhões Volvo, convidamos o Alberto Simoneti Junior, Gerente Geral Comercial da Tracbel, que é especialista no assunto. Continue a leitura e entenda como a Volvo trata a questão da segurança em seus equipamentos!

Qual é a importância de se priorizar a segurança na hora da compra de um caminhão?

Investir em segurança é uma postura fundamental em qualquer ramo de atuação. No entanto, em determinados segmentos, esse é um quesito que merece ainda mais atenção em razão dos riscos existentes na execução das atividades.

Nesse sentido, quando se pensa em operações com caminhões, a proteção é algo primordial, seja em atividades internas, como em mineradoras, seja em aplicações externas, como é o caso dos transportes rodoviários.

De forma geral, a segurança dos caminhões é um atributo que impacta diretamente o bem-estar e a integridade dos operadores, reduzindo, principalmente, os riscos de acidentes.

Além disso, o reforço desse aspecto também afeta positivamente a produtividade dos motoristas, possibilitando operações mais fluidas e livres de incidentes, reduzindo, ainda, os custos de manutenção e de operação da frota.

Quais são os diferenciais dos caminhões Volvo em relação aos concorrentes?

Com o objetivo de oferecer ainda mais segurança em seus veículos, em 1969, a Volvo montou a equipe “Zero Acidentes”, que, desde então, vem se dedicando à pesquisa e ao aprimoramento da segurança, possibilitando o desenvolvimento de novos recursos e de soluções para implementar nos caminhões, reduzindo, assim, a probabilidade de ocorrência desses eventos.

Somando-se a esses pontos, há muitos anos, a Volvo submete os seus produtos aos mais rigorosos testes de segurança. Em razão disso, os caminhões da marca são reconhecidos como os mais seguros do mundo.

Atualmente, os caminhões Volvo já saem da fábrica equipados com uma série de itens de segurança. Muitos deles despontam como grandes diferenciais em relação a outras marcas. Vejamos!

Cabines

As cabines Volvo são desenvolvidas a partir do conceito de célula de sobrevivência, de modo que, nos casos de colisão, as zonas de deformação programada absorvem a energia e reduzem significativamente os riscos de danos aos ocupantes. Além disso, elas têm grande visibilidade, minimizando as áreas cegas e otimizando a condução segura.

Integrado à cabine, existe o sistema FUP, que é uma peça de alta resistência instalada no para-choque e que, em caso de colisão com carros menores, transfere a força da batida para o chassi do veículo, evita a perda de aderência das rodas dianteiras e faz resistência à intrusão do carro menor para baixo do caminhão.

Um ponto a se destacar é que a Volvo foi a pioneira na instalação de airbag em caminhões, e esse item é opcional na linha F.

Chassi

Por se tratar do mais importante elemento estrutural do caminhão, o chassi é um diferencial da Volvo. Eles são produzidos com aço LNE60, de alta resistência e maior flexibilidade, de modo a oferecer vantagens importantes, como um menor peso e a possibilidade de uso de plataformas de carga mais baixas, otimizando, assim, a estabilidade dos caminhões.

Freio de serviço e freio motor

Os caminhões Volvo possibilitam a configuração do tipo de freio. Aqueles que têm o eixo original Volvo e têm freio a tambor contam com o exclusivo sistema Z-Came, que permite um maior contato entre a lona e o tambor de freio, proporcionando uma maior eficiência na frenagem.

A partir de 2023 todos os veículos são equipados com o sistema de freio EBS de série. O freio motor VEB, da linha F, é o melhor e mais eficiente do mercado, conseguindo render até 510 CV de potência de frenagem, há ainda a disponibilidade do freio auxiliar hidráulico Retarder, que, em conjunto com o freio VEB, pode gerar até 1.120 CV de potência de frenagem.

Para a linha F, há a disponibilidade de instalação do sistema de freio a disco, que apresenta uma performance mais elevada, sobretudo no quesito aquecimento.

Itens de segurança

A segurança dos caminhões Volvo também é reforçada a partir de um conjunto de itens tecnológicos, como os elencados a seguir:

  • controle eletrônico de estabilidade: esse sistema atua freando individualmente as rodas e alterando o torque do motor auxiliando ativamente o motorista para manter o veículo na direção pretendida, evitando capotamento e tombamento;
  • freio anti-L: é um sistema que oferece uma capacidade melhorada de direção e que reduz o risco do efeito L (canivete);
  • sensor de ponto cego: ajuda o motorista a evitar acidentes quando muda de faixa de rodagem e está instalado no lado do passageiro;
  • sensor de chuva: detecta a umidade no para-brisa e aciona o limpador automaticamente;
  • detector de atenção: ajuda a prevenir acidentes causados por motoristas fadigados ou por motoristas que adormecem no volante;
  • Alcolock (bafômetro): é um sistema que avalia a presença de álcool no ar dos pulmões do motorista, possibilitando o acionamento do motor somente quando o teste for negativo;
  • limitador de velocidade: permite que o motorista defina um segundo limite de velocidade (temporário);
  • piloto automático e freio de emergência: é um sistema de apoio ao condutor que utiliza um radar para manter um intervalo constante em relação ao veículo que segue à frente. O freio de emergência dá o alerta de risco de colisão e, se necessário, executa a frenagem do veículo até a parada;
  • farol auxiliar de conversão: é um farol que ilumina a direção para a qual o veículo está fazendo a conversão;
  • Direção Dinâmica Volvo: possibilita a identificação, por meio de uma câmera no para-brisa, dos desvios de condução em relação às faixas de trânsito e, de forma suave, aplica uma correção automática no sistema de direção, recolocando o veículo na faixa de rodagem;
  • freio eletrônico EBS: é um sistema que calcula a intensidade que o motorista aplicará e quanto de pressão será necessário para fazer a frenagem;
  • faróis de LED: proporcionam uma excelente visibilidade;
  • faróis de LED Adaptativos: proporcionam maior segurança pois evitam o ofuscamento de veículos conduzindo no mesmo sentido e em sentido contrário.
  • monitoramento de faixa de rodagem: é um sistema que emite um aviso sonoro quando o caminhão sai das faixas de rodagem.

Como o design dos caminhões Volvo favorece a segurança?

O foco no bem-estar e na segurança do motorista, assim como em valores importantes, como qualidade e respeito ao meio ambiente, sempre norteou os projetos da Volvo.

Por isso, os caminhões são desenvolvidos para oferecer uma excelente eficiência aerodinâmica, um baixo consumo de combustível e a mais alta disponibilidade — além de serem robustos e visualmente muito atraentes.

O design dos caminhões da Volvo está sempre atrelado a itens de segurança e a muita tecnologia. Como exemplo, destacam-se as cabines da linha F, que, além de esteticamente atraentes, oferecem mais segurança a partir do conceito de célula de sobrevivência, como mencionado.

Como contribuir para a segurança no trânsito?

A convivência nas estradas entre pedestres, veículos, ciclistas e caminhões precisa ser harmoniosa. Para isso, todos devem estar atentos, principalmente os motoristas de veículos maiores, que, em razão das suas dimensões, têm mais pontos cegos e exigem uma condução mais técnica e diligente.

Nesse sentido, o condutor de um caminhão não deve nunca abrir mão da direção defensiva, reduzindo a velocidade em curvas e evitando as ultrapassagens em locais sem visibilidade ou em condições adversas, como em uma forte chuva.

Além disso, é preciso respeitar os limites do veículo, ainda que ele seja dotado dos mais diferentes recursos de segurança. Tudo isso contribui para um trânsito mais seguro.

Por fim, como foi possível perceber, a segurança dos caminhões Volvo é um ponto de grande destaque da marca, sendo reforçada a partir de uma série de conceitos, tecnologias e recursos — muitos deles exclusivos. Por isso, independentemente do tipo de aplicação, o usuário Volvo tem a certeza de que a segurança é a prioridade e de que as suas operações têm o suporte de excelentes equipamentos.

Gostou deste conteúdo que preparamos e tem interesse em aproveitar todos os diferenciais oferecidos pelos caminhões Volvo? Então, saiba que a Tracbel é uma representante da marca e pode ajudar você. Entre já em contato conosco e veja mais!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade