Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mineração de ferro: quais as máquinas e implementos necessários?

Confira quais são as principais máquinas e insumos necessários para uma atuação adequada no mercado de mineração de ferro.

Atualizado em

17 de fevereiro de 2024

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Mineração de ferro: quais as máquinas e implementos necessários?

O minério de ferro é a principal matéria-prima utilizada na fabricação do aço, sendo encontrado na natureza na forma de rochas. Após ser extraído e tratado, ele é comercializado para as indústrias siderúrgicas para fabricação do metal, que por fim serve como base para a produção de diversos itens, desde veículos até eletrodomésticos.

Para que as atividades desse segmento sejam realizadas corretamente, é essencial contar com os equipamentos e implementos adequados. Eles conferem eficiência e agilidade nos processos e, assim, contribuem para uma maior produtividade das empresas que atuam no setor.

Neste artigo, o Especialista de Engenharia de Aplicação da Tracbel, Marcos Von Glehn, apresenta quais são as principais máquinas e insumos necessários para uma atuação adequada no mercado de mineração de ferro. Continue a leitura para conferir!

Conheça o cenário da mineração de ferro no Brasil

A região brasileira de maior riqueza mineral é o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Sua descoberta ocorreu no século XVII e atraiu grandes fluxos migratórios de mineradores, contribuindo para a ocupação do interior do País.

O quadrilátero continua tendo grande importância na exploração de minério de ferro na atualidade, sendo responsável por quase metade (46,4%) das exportações brasileiras desse produto. Outro local de grande riqueza de minério de ferro é a Serra de Carajás, no Pará, que tem exportações da ordem de 42,48%.

“Nosso País tem grandes riquezas minerais, onde o minério de ferro é uma das principais commodities exportadas. O Brasil se destaca pelo volume de minério extraído e beneficiado, e por sua qualidade, muitas vezes superior à de outros países”, afirma Marcos Von Glehn.

Conheça as máquinas necessárias para esse tipo de operação:

Para que as atividades ligadas à mineração de ferro ocorram de maneira adequada, é necessário que as empresas do setor usem três tipos de máquina principais:

Saiba mais sobre cada um desses equipamentos a seguir.

Escavadeiras

Uma das máquinas mais utilizadas na mineração são as escavadeiras, ideais para diversos tipos de demandas, como escavações e carregamentos de caminhões. Na mineração de ferro, esse equipamento é responsável pelo carregamento primário do produto. Ele entra em ação após as jazidas serem perfuradas pelas perfuratrizes, carregadas com explosivos e detonadas. Isso faz com que o corpo de minério se solte, o que permite às escavadeiras entrarem no local, escavarem o produto e carregarem os caminhões.

“As escavadeiras com configurações do tipo ME (Mass Excavation), com caçambas XD (Extra Heavy Duty), são as mais utilizadas”, explica o Especialista de Engenharia de Aplicação da Tracbel.

Caminhões

Considerados grandes aliados no uso de máquinas pesadas, os caminhões têm como principal função o transporte do minério e do estéril. Na mineração de ferro, eles continuam o trabalho feito pelas escavadeiras, transportando o minério extraído até a formação de pilhas ou moegas de homogeneização.

Marcos Von Glehn cita os modelos mais utilizados nesse trabalho: “Os caminhões em versões vocacionais (focados em transporte de minérios), com redutores nos cubos e caçambas robustas resistentes ao desgaste”. Eles são desenvolvidos para este tipo de aplicação, sendo equipados com um motor de alta potência e caçamba com capacidade de carga entre 25 a 50 toneladas.

Carregadeiras

Outro equipamento comum em minerações é a pá carregadeira, que tem a função de realizar o carregamento de caminhões ou moegas dos materiais manipulados, com segurança, agilidade e eficácia. Questionado sobre os modelos amplamente utilizados no setor, Marcos Von Glehn destaca as carregadeiras com caçambas para materiais de alta densidade e sistemas de pesagem das cargas.

“Quando os caminhões transportam o produto até a formação de pilhas de homogeneização, uma ou duas pás carregadeiras fazem o blend do material e transporte até o alimentador/moega da estação de beneficiamento de minério. Depois, as Instalações de Tratamento de Minério (ITM) que realizam a extração das impurezas, pilhas de material são formadas abaixo dos transportadores de correia, onde entram novamente as carregadeiras, fazendo o carregamento do material em caminhões para expedição rodoviária ou o embarque ferroviário”, explica.

Veja quais são os implementos utilizados no segmento

O profissional da Tracbel destaca dois importantes implementos na mineração: as caçambas ultra resistentes e os rompedores hidráulicos. A seguir, apresentamos os principais detalhes de cada equipamento.

Caçambas resistentes

Em atividades de mineração, devem ser utilizadas caçambas reforçadas nos equipamentos de carga e transporte.

Rompedores hidráulicos

Em operações secundárias, as escavadeiras são equipadas com rompedores hidráulicos, que reduzem rochas com dimensões elevadas a dimensões aceitáveis pelos britadores.

Nas escavadeiras, por sua vez, é comum a instalação de dentes reforçados para permitir uma penetração no solo maior, sem que sua estrutura seja afetada. Esse tipo de dente também pode ser instalado nas carregadeiras.

“Os rompedores hidráulicos têm uma boa gama de ponteiras, que são utilizadas de acordo com o tipo da rocha e sua dureza, dando golpes para quebrar a rocha em partes menores”, diz o Especialista de Engenharia de Aplicação.

Conheça as máquinas comercializadas pela Tracbel para mineração de ferro

A Tracbel conta com um catálogo completo de máquinas e implementos para mineração, capazes de agregar produtividade, eficiência e agilidade às atividades. Veja os modelos oferecidos pela empresa:

“O grupo Tracbel nasceu de uma empresa que prestava serviços ao segmento de mineração e construção. Dessa forma, desde suas raízes, a empresa conhece e compreende as necessidades de seus clientes”, explica Marcos Von Glehn.

Apesar de serem caracterizadas como um trabalho pesado, as atividades relacionadas à mineração de ferro podem ser feitas sem complicações com a ajuda das máquinas e implementos adequados. Saiba também que, além da venda de equipamentos, a Tracbel oferece soluções completas de suporte, permitindo aos clientes ter um foco maior na entrega de sua produção.

Para conhecer os nossos produtos e descobrir como podemos ajudar você, acesse a nossa página e entre em contato.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade