Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda a importância da manutenção de máquinas agrícolas

Quer saber por que é tão importante estar atento à manutenção de máquinas agrícolas? Preparamos este conteúdo para orientar!

Atualizado em

30 de junho de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Assim como diversos outros setores do mercado, o agronegócio, hoje, tem uma relação bastante próxima com a inovação e com a tecnologia. Prova disso é o crescente uso de máquinas e implementos mecanizados, que são responsáveis por tornar as atividades mais eficientes, produtivas e rentáveis.

Contudo, embora o uso desses equipamentos no agronegócio seja um dos fatores que garantem a sua grande expansão, não se pode deixar de mencionar que todo maquinário requer cuidados.

Nesse sentido, a manutenção de máquinas agrícolas desponta como uma das ações indispensáveis para o seu bom aproveitamento e para o retorno do investimento.

Diante da importância que esse tema representa na atualidade, convidamos o Leonardo Ferreira, Consultor de Vendas de Máquinas Volvo e SDLG, para esclarecer quais são os benefícios de se desenvolver rigorosamente a manutenção de máquinas agrícolas. Boa leitura!

Por que é tão importante realizar a manutenção de máquinas agrícolas?

Por se tratar de um setor cuja produtividade está diretamente ligada à qualidade da infraestrutura empregada no processo produtivo, cuidar da manutenção de máquinas agrícolas é, também, uma forma de reforçar a sua eficiência e a rentabilidade.

Conforme destaca Leonardo Ferreira, a manutenção é uma atividade essencial na gestão do maquinário, visto que os equipamentos que dão suporte às atividades agrícolas precisam estar sempre à disposição, prontos para serem empregados nas tarefas necessárias.

Nesse sentido, por exemplo, eventuais falhas ou indisponibilidades em momentos específicos, como o de plantio ou de colheita, podem prejudicar bastante tais processos, além de causarem prejuízos financeiros significativos — especialmente quando se pensa em operações de larga escala.

Além desse ponto, existe a questão dos custos. Em geral, é mais barato para o proprietário das máquinas adotar uma postura de manutenções preditivas, minimizando as falhas e cuidando da frota conforme as orientações do fabricante, do que gastar com manutenções corretivas, que, além de implicarem inatividade do equipamento, costumam exigir reparos mais complexos e de custo elevado.

De que forma a manutenção de máquinas agrícolas impacta a produtividade no campo?

Quando se adota uma postura preventiva, com manutenções bem-feitas e realizadas no tempo correto, é natural haver um ganho em termos de performance e de produtividade na utilização do equipamento.

Máquinas bem cuidadas, operando de acordo com as especificações do fabricante, oferecem um aproveitamento maior, além de uma disponibilidade mais elevada. Isso é essencial para atividades em que o maquinário é demandado com frequência, seja plantando, seja colhendo, seja carregando, seja transportando.

Ao contar com o apoio de equipamentos eficientes, na prática, o produtor tem muito mais condições de seguir o seu planejamento, cumprindo prazos e contratos e mantendo o fluxo operacional da propriedade.

Quais são os prejuízos que a falta de manutenção de máquinas agrícolas pode gerar?

A depender do nível de exigência que a propriedade tem sobre uma máquina, os prejuízos gerados por sua indisponibilidade podem ser maiores ou menores.

No caso de operações reduzidas, por exemplo, em que são utilizadas poucas máquinas, se uma delas quebra ou apresenta qualquer falha por falta de manutenção, o impacto poderá ser significativo sobre a produtividade.

Nesse caso, o produtor pode ficar impedido de plantar, de colher ou de alimentar os animais em tempo hábil, o que prejudica toda a sua cadeia de atividades.

Além disso, a falta de manutenção pode refletir no aumento de custos, já que máquinas mal conservadas tendem a apresentar falhas com mais frequência e a exigir reparos maiores, como a substituição de peças.

Quais são os motivos para realizar a manutenção do maquinário agrícola?

Como dito, atualmente, o agronegócio é um setor que depende diretamente da mecanização das atividades, da utilização de implementos e da tecnologia para dar suporte à produção e, principalmente, para garantir o equilíbrio entre determinados fatores, como produtividade, custos e sustentabilidade.

Diante desse cenário, a ausência de uma manutenção correta do maquinário, de acordo com Leonardo, pode implicar uma série de prejuízos. Como exemplos, ele destaca:

  • a indisponibilidade dos equipamentos em momentos essenciais, como os de plantio e de colheita;
  • a sobrecarga de trabalho sobre o maquinário em atividade e sobre os profissionais que operam, na tentativa de suprir a falta de um equipamento parado por falta de manutenção;
  • os desajustes no planejamento das atividades da propriedade, atrasando o plantio ou a colheita por falta de equipamentos;
  • o aumento dos custos de produção, pois a indisponibilidade de máquinas pode levar o produtor a adotar medidas emergenciais, como a locação de um equipamento de um terceiro.

De forma geral, investir na manutenção da frota é o caminho mais seguro e econômico para manter as operações dentro de uma propriedade agrícola.

Quais práticas devem ser evitadas na manutenção de máquinas agrícolas?

A manutenção, como destacado, é uma tarefa importante na gestão do maquinário agrícola. Contudo, é necessário adotar uma política que seja eficiente e que contribua para o melhor aproveitamento do equipamento, para a sua durabilidade e para a produtividade.

Nesse sentido, quando o assunto é manutenção, existem algumas práticas que devem ser evitadas, como pontua Leonardo Ferreira. Entre elas, destacam-se:

  • o uso de peças paralelas ou de outras marcas. Isso porque a não utilização de peças originais implica a perda da garantia de fábrica, além de interferir no seu funcionamento;
  • a contratação de prestadores de serviços não autorizados. Nesse ponto, técnicos sem a devida instrução ou que não detenham conhecimentos suficientes e atualizados sobre o equipamento podem estragá-lo;
  • a aplicação da máquina em atividades para as quais não é adequada. Por exemplo, ao colocar uma carregadeira para puxar uma grade de arado, a transmissão, os eixos e os componentes hidráulicos podem ser afetados, reduzindo a vida útil da máquina.

Quais as dicas para prolongar a vida útil das máquinas?

Assim como existem práticas não recomendadas na hora de gerir o maquinário, existem também as boas medidas, isto é, as ações que contribuem para a maior durabilidade e para a eficiência do equipamento. Entre as principais, Leonardo destaca:

  • manter em dia todas as revisões exigidas pelo fabricante do equipamento: fazendo as revisões recomendadas sempre no tempo certo, o proprietário garante que as necessidades da máquina serão atendidas, evitando o desgaste prematuro de componentes e a sua indisponibilidade;
  • utilizar peças originais durante as manutenções: empregando peças e óleos originais, projetados especificamente para o equipamento em questão, é promovida a sua durabilidade, especialmente quando se trata de sistemas e de componentes que trabalham sob um alto estresse, como motor, transmissão e eixos;
  • realizar a lubrificação correta e a inspeção visual: máquinas pesadas exigem uma lubrificação diferenciada, pois trabalham em regime de alta demanda. Por isso, seguir o cronograma de lubrificação determinado pelo fabricante e fazer inspeções visuais, verificando se não há presença de vazamentos nos fluidos, contribui diretamente para uma maior vida útil do maquinário.

Além dos pontos citados, estabelecer um contato direto com a empresa de revenda do equipamento, sem dúvidas, é outra ação importante para a manutenção adequada de máquinas agrícolas.

Nesse ponto, destaca-se o diferencial de se trabalhar em parceria com companhias de ponta, que detêm o know-how necessário para auxiliar no pós-venda e na correta utilização do equipamento ao longo da sua vida útil. Esse é um diferencial que a Tracbel é capaz de oferecer!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como ter acesso aos melhores equipamentos do mercado, ao melhor suporte para a manutenção de máquinas agrícolas e ao melhor pós-venda!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade