Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda os benefícios de operar com a Reachstacker

Diante da complexidade das operações logísticas, os obstáculos se tornam desafios comuns para um equipamento de alta produção.

Atualizado em

1 de setembro de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Diante da complexidade das operações logísticas, os gargalos e obstáculos se tornam desafios comuns para a implementação de um equipamento de alta produção. Para facilitar o trabalho de transportar contêineres de forma rápida, os Reachstackers se destacam no mercado ao focar em flexibilidade e redução de custos.

Entre as principais contribuições deste maquinário móvel envolvem soluções em terminais de pequeno ou médio porte para contêineres de carga intermodal, pátios de centro de distribuição, movimentação de cargas muito pesadas na siderurgia, entre outros.

Quer saber mais? Vamos falar sobre o que são os Reachstackers e como devem ser implementados na logística.

Entenda o que é o Reachstacker e como acontece sua implementação logística

Em projetos de movimentação de cargas de tamanho ou pesos elevados é necessário ter máquinas potentes. Para que todo o trabalho aconteça de maneira eficiente, existem diversas opções direcionadas no mercado. Entre as principais estão empilhadeirasescavadeiras, guindastes, caminhões e outros.

O Reachstacker entra nesta lista como um veículo usado nas movimentações de contêineres de carga intermodal em terminais e portos em que é feito as movimentações de cargas pesadas, como as chapas em siderurgia e pá eólicas. São também conhecidos como empilhadores de alcance pela capacidade de transportar um contêiner em distâncias curtas e de maneira rápida e empilhá-los em diversas fileiras conforme o acesso.

Flexibilidade e maior capacidade de empilhamento

Os Reachstackers são diferenciados pela flexibilidade e maior capacidade de empilhamento e armazenamento quando comparados com empilhadeiras. Por conta disso, a maioria dos mercados abriu espaço para usá-los no manuseio de contêineres.

Ao optar por empilhadeiras de alcance, por exemplo, as filas de contêineres conseguem ser mantidas em pilhas de cinco containers de altura (muito comum no mercado brasileiro). Além disso, se destacam os Reachstackers destinados aos contêineres vazios. Eles são usados somente na movimentação de contêineres vazios de maneira simples, rápida e eficiente.

Saiba porque o Reachstacker apresenta mais rapidez do que outros modelos

As comparações desse tipo são feitas com frequência em relação aos guindastes de pneus, por exemplo. Como os Reachstackers não dependem de fazer patolagem, eles se tornam mais rápidos e versáteis por pegarem a carga e fazer o transporte. Isso em operações em pátios representa uma grande diferença na eficiência.

Entre as principais contribuições deste equipamento, estão também maior potência, precisão e baixo custo operacional. É possível transportar containers grandes e pesados em distâncias mais curtas e também empilhar/desempilhar em filas de acordo com o acesso.

Em aparência e funcionamento, os Reachstackers são muito parecidos com as empilhadeiras. No entanto, são mais eficientes e seguros quando se trata de transportar contêineres pesados. Já no quesito design, os Reachstackers apresentam algumas características diferencias. Veja a seguir:

  • lança;
  • cabine confortável;
  • chassi;
  • rotor;
  • motor;
  • sistema hidráulico;
  • acessório combinado “Tool Carrier” quando em equipamentos para o setor industrial,

Um recurso de muita ajuda no trabalho do empilhador de alcance é a ponta de lança estendida que faz a diferença na hora de pegar facilmente os contêineres que estão abaixo do nível do solo. Além disso, existem ainda os componentes auxiliares, que incluem o sistema de direção, circuito de refrigeração, circuito de frenagem e atuadores do Spreader são essenciais na busca pela excelência do funcionamento do empilhador.

Disponibilidade no mercado

Outra vantagem muito significativa é que os empilhadores de alcance estão disponíveis no mercado especializado com critérios variados. Para acertar em cheio no momento de fazer a seleção conforme as necessidades de trabalho nos projetos, a distância entre eixos, a capacidade de elevação, o raio de giro e alcance são alguns dos detalhes que devem ser levados em consideração.

Considere as características das máquinas Reachstacker da Kalmar

De modo geral, o projeto de Reachstackers da Kalmar foi desenvolvido com foco em oferecer total controle e precisão ao operador na cabine. Esse processo acontece desde o formato ergonômico do joystick que ajuda a evitar a fadiga, o cansaço e traz mais facilidade na hora de realizar movimentos rápidos. Além disso, existe o total controle na fixação da carga que será movimentada.

O grande segredo está em priorizar a harmonia de todos os sistemas envolvidos. Com isso, o Reachstacker da Kalmar se transforma em um diferencial no mercado para aumentar a produtividade, reduzir custos conforme o planejamento elaborado com segurança e traz mais versatilidade. Sem contar que o operador ganha total autonomia para tomar decisões na cabine por meio de um display posicionado estrategicamente.

Características dos equipamentos Reachstacker da Kalmar

Esse conceito de atuação é decisivo para usar a tecnologia no momento de vencer os desafios operacionais. Desde o início do conceito nos softwares de projeto, o Reachstackers da Kalmar foi desenvolvido para ser o mais seguro, produtivo, robusto e com maior disponibilidade. Assim, ao projetá-los, os engenheiros responsáveis pensaram em menor consumo de combustível e maior visão em uma combinação eficiente.

E por falar em características diferenciadas, o equipamento apresenta incorporação de bombas de pistões axiais de fluxo variável. Esse tipo de benefício pode ser explicado a partir de alguns tópicos. Acompanhe a seguir:

  • maior velocidade hidráulica;
  • menor aquecimento do óleo hidráulico;
  • maior vida útil dos componentes;
  • precisão e força dos movimentos hidráulicos.

Diferenciais das máquinas Reachstacker

Os Reachstackers da Kalmar apresentam a capacidade de 10 a 130 toneladas sendo que o mais usado é o de 45 toneladas, responsável pelo empilhamento de cinco a seis containers de altura. Dentro dos diferenciais de mercado estão o excelente preço em comparação com as outras marcas, performance elevada e desempenho, níveis de segurança aumentados e a redução de paradas não desejadas.

Além disso, vale destacar também o preparo personalizado ao distribuidor e a elevada visibilidade do equipamento que proporciona operações mais seguras conforme as necessidades de cada projeto. A tecnologia envolvida faz com que a máquina seja muito inteligente no desempenho de sua função.

Afinal de contas, são seis ou sete computadores inseridos no sistema ou de acordo com a configuração podem chegar a até 10. Ao incluir esse tipo de diferencial no produto, o fabricante se certifica de oferecer melhor performance, com menor custo por tonelada transportada ou movido. Sem deixar de lado, melhoras na utilização energética, redução de poluentes e consumo de combustível.

Riscos de não usar máquinas ideias

Um dado muito interessante e preocupante é que, de acordo com a OSHAS, nos Estados Unidos acontecem mais de 62.000 acidentes com movimentação de cargas por empilhadeiras por ano, afinal trata-se de uma atividade perigosa que exige atenção especial dos profissionais envolvidos pela possibilidade de queda da carga, tombamento frontal ou lateral de equipamentos, operação insegura e problemas de operação.

Assim, fica claro que qualquer tipo de descuido pode ter desde prejuízos financeiros até danos à vida humana que é o que deve ser preservado de maneira mais importante.

Os Reachstackers oferecem contribuições muito vantajosas na produtividade dos projetos de movimentação de carga de tamanho ou pesos elevados. Vale ressaltar a importância de contar com equipamentos da marca Kalmar que tem segurança como pilar principal. A partir disso, existe a tranquilidade de trabalhar com base em todos os requisitos de segurança e capacitações personalizadas.

Gostou das informações do assunto? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos direcionados e exclusivos sobre o assunto.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade