Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio no Brasil: Conheça 5 benefícios dos caminhões Volvo para o setor

Conheça os benefícios e diferenciais dos caminhões Volvo no agronegócio, e entenda quais são os modelos adequados para o seu negócio.

Atualizado em

21 de julho de 2023

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

O Agronegócio no Brasil é considerado um dos segmentos econômicos com maior capacidade de gerar riquezas, é um mercado de grande potência no Brasil. Ele é responsável por cerca de 25% do PIB e envolve as atividades econômicas relacionadas ao comércio de produtos agrícolas.

Para garantir o alcance de bons resultados na produção, ter atenção aos processos dentro de uma fazenda é essencial. Nesse momento, uma das etapas mais importantes é a escolha dos caminhões, pois eles contribuem para que todas as tarefas sejam realizadas de maneira adequada.

Para que você saiba mais sobre os benefícios e diferenciais dos caminhões Volvo no agronegócio, e entender como eles podem auxiliar os seus processos, conversamos com Alberto Antonio Simoneti, Gerente Comercial da Tracbel. Continue a leitura e confira!

Funções dos caminhões para o agronegócio no Brasil

Os caminhões são considerados grandes aliados do agronegócio no Brasil, pois têm como função principal transportar cargas e matérias-primas. Esse transporte deve ser feito com o máximo cuidado e segurança, de modo a garantir que a produção seja movimentada até o seu destino, sem que haja prejuízos.

No primeiro semestre de 2022, os produtos mais transportados no agronegócio brasileiro foram fertilizantes, soja, milho e açúcar, registrando um aumento de 33% no volume de fretes em relação ao mesmo período de 2021. Os caminhões são responsáveis tanto por transportar esses artigos até portos, para serem exportados, como para a distribuição no comércio interno do país.

Por garantir o fluxo de alimentos para a população e a manutenção do mercado brasileiro, os caminhões têm um papel fundamental. Por isso, é essencial escolher veículos de qualidade, e com as características adequadas à sua atuação, como é o caso dos caminhões Volvo.

Novidades da Volvo para o Agronegócio no Brasil

Entre os lançamentos de caminhões da Volvo para 2023 está o VM Euro 6, que chega ao mercado com várias opções de motorização, de 290 cv a 360 cv e tração 4X2, 6X2, 6X4, 8×2 e 8×4. “Ele apresenta excelente versatilidade, disponibilidade, economia de combustível e robustez, que são muito elogiados pelos produtores”, afirma Alberto Antonio Simoneti.

Outro destaque é a Linha Volvo FH, equipada com os novos motores Euro 6 atrelada à nova caixa I-Shift de 7° geração. “Isso pode trazer uma economia de combustível de até 8% em relação à versão anterior. O caminhão ainda está mais conectado e o produtor pode acompanhar remotamente o desempenho do caminhão e seu motorista via Volvo Connect”. Ferramenta Volvo para gestão de frota, completa o Gerente Comercial da Tracbel.

Para ambas as linhas de caminhões, você pode contar com opções de plano de serviços. Elas vão atender às manutenções preventivas e corretivas do veículo, proporcionando maior planejamento de custos e paradas, economia de gastos com manutenção e maior disponibilidade do caminhão.

Seguindo a tendência global pela eletrificação, a Volvo também tem investido em caminhões totalmente elétricos. Trata-se de modelos de alta carga para o transporte urbano, atendendo às demandas por menos emissões e ruído. É o caso do Volvo FH Eletric e do Volvo FM Eletric.

5 benefícios dos caminhões Volvo para o agronegócio no Brasil

Alberto Antonio Simoneti destaca que diversos fatores contribuem para que os caminhões Volvo sejam a melhor opção para o agronegócio no Brasil. A seguir, listamos os 5 principais benefícios e diferenciais dos modelos.

  1. Transporte eficiente de materiais

No setor agro, as operações envolvem a movimentação de cargas e materiais por longas distâncias. Para isso, é imprescindível contar com um caminhão de alta capacidade e uma estrutura adequada. Pois é justamente isso o que os caminhões da Volvo oferecem: soluções de transporte eficientes, que movimentam cargas com segurança e oferecem recursos de condução e de descanso muito confortáveis aos condutores.

  1. Versatilidade no agronegócio no Brasil

Outro benefício citado pelo Gerente Comercial da Tracbel é a versatilidade dos veículos da Volvo: “temos caminhões que atendem em todos os momentos da atividade, desde o transporte de insumos e máquinas até no plantio e no escoamento da produção”. Isso significa que os veículos da marca são ideais para os mais diferentes tipos de atividades relacionadas ao agronegócio no Brasil.

  1. Maior suporte de carga

Uma característica das operações no setor agro é que, muitas vezes, as tarefas são difíceis e realizadas em condições severas. A carga, por exemplo, tende a ser pesada e requer um caminhão potente para que o transporte seja efetuado de maneira adequada. Os caminhões Volvo suportam mais carga, enfrentam terrenos difíceis e ainda levam mais tranquilidade ao dia a dia dos condutores.

  1. Redução dos impactos ambientais

Assim como a segurança e a qualidade, o respeito ao meio ambiente é um valor considerado fundamental para a Volvo. É por isso que a empresa não mede esforços em reduzir os impactos ambientais em suas operações, o que se reflete em sua busca constante por aperfeiçoar seus caminhões para que tenham o máximo de eficiência energética.

Entre os diferenciais nesse sentido está o desenvolvimento de motores capazes de emitir menos gases e rodar com combustíveis alternativos e renováveis. Um grande destaque é a tecnologia I-Shift, uma caixa de câmbio eletrônica inovadora que reduz o consumo de combustível e maximiza o desempenho do motor.

  1. Aumento da produtividade

Deseja agregar mais produtividade e rentabilidade para o seu negócio? Os caminhões Volvo também podem ajudar! O FH, por exemplo, foi criado com uma série de inovações que o tornam um dos caminhões mais eficientes e rentáveis do mercado.

Entre as inovações implantadas nos caminhões da linha está o temporizador de marcha lenta, que diminui o consumo de combustível e o desgaste do motor. Há também o alternador de alta eficiência, que diminui o consumo de energia no caminhão e faz com que ela seja direcionada para situações mais úteis.

Após conferir os benefícios e diferenciais dos caminhões Volvo no agronegócio, deu para perceber que eles são a solução certa para o seu negócio. Afinal, eles vão agregar maior produtividade à operação, maior rentabilidade ao transportador e ainda ajudar a reduzir custos e otimizar o tempo.

Para que você possa adquirir um caminhão adequado para suas atividades, fazer a compra junto a uma empresa de confiança e qualidade é imprescindível. Nesse momento, a Tracbel pode ajudar: atendemos o mercado de veículos e equipamentos pesados e oferecemos o melhor suporte em pós-venda do Brasil. Acesse a nossa página agora mesmo e converse com um de nossos consultores!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade