Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O caminho está aberto para as mulheres

Os números ainda são tímidos, mas os caminhos estão abertos para a mulher que opta por profissões quase exclusivas do universo masculino.

Atualizado em

8 de março de 2024

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Os números ainda são tímidos, mas os caminhos estão abertos para a mulher que opta por profissões quase exclusivas do universo masculino. Dirigir caminhão, operar grandes máquinas ou mesmo trabalhar em oficinas mecânicas, são algumas delas.

É certo que pelas estradas brasileiras, ou canteiro de obras com grandes máquinas, quase sempre vemos os homens como motoristas e operadores. Os dados estatísticos só confirmam esta realidade.

Neste mês de março, quando todo mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, vamos mostrar que as estatísticas podem ser reduzidas em termos de números, mas não impedem oportunidades no mercado de trabalho.

Estatística

Segundo dados compilados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, dedicada a ações para redução de ocorrências no trânsito brasileiro, do total de condutores da categoria “C” no Brasil, 1.105.107, apenas 6% são mulheres. A carteira “C” habilita para caminhão e na categoria “D”, para ônibus, os números são ainda menores. Do universo de 2.823.570, somente 4,9% são de condutoras.

O Observatório utilizou números fornecidos em 2022 pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Registro Nacional de Condutores Habilitados.

Patrícia e Maria - Motorista de caminhão

 

Avanços

Os números atuais podem ser tímidos, mas isso não significa que a mulher não possa buscar nessas áreas uma oportunidade profissional. Há sempre um começo e as estatísticas que hoje registram pouca participação da mulher podem ser superadas mais adiante. Um exemplo está na famosa categoria “B”, que habilita a dirigir carro. Do total de mais de 38 milhões de condutores brasileiros registrados (número exato de 2022: 38.372.186), 50,2% são mulheres, e 49,8% homens. No passado recente, que nem permitia o direito ao voto, com certeza o empoderamento no trânsito em muito já avançou com as seguradoras garantindo desconto maior às mulheres pela notória prudência maior enquanto dirige.

Oportunidades

Então, se você mulher tem talento e vontade para profissões ligadas a conduzir ônibus, caminhões ou mesmo operar máquinas pesadas, dentre outras, há cursos disponíveis. São muitas oportunidades de trabalho ainda que este universo tem em sua maioria homens atuando.

Entidades como o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) costumam abrir editais com turmas de formação de motoristas de carga para mulheres. A internet fornece ainda diversas entidades e escolas na maioria dos estados brasileiros que oferecem cursos de profissionalização também para interessadas em operar máquinas agrícolas e grandes equipamentos pesados, como empilhadeiras, por exemplo.

Leticia Viana Assistente Mecanica maquinas pesadas O caminho está aberto para as mulheres

Para quem deseja atuar nos bastidores, ou seja, nas oficinas mecânicas, oportunidades para as mulheres estudarem ou garantir vagas no mercado de trabalho não faltam. Ou mesmo ser consultora de vendas ou especialistas. O Grupo Tracbel é uma empresa sempre aberta para vagas femininas em áreas diferenciadas ou antes só pensadas para homens. Pesquise a disponibilidade de vagas no site.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade