Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Confira 6 formas de aumentar a vida útil da bateria de caminhões

Você sabe como garantir o pleno funcionamento da bateria do seu caminhão? Confira as dicas que preparamos sobre o tema!

Atualizado em

8 de fevereiro de 2022

Autor

Grupo Tracbel

Categoria

Você já ficou na mão por causa de problemas com a bateria de caminhões? A peça é fundamental para o bom funcionamento do veículo, mas nem todo motorista sabe como aumentar a sua durabilidade.

Mesmo com uma vida útil média de dois anos, existem alguns cuidados que podem fazer a diferença. Se você quer desfrutar de todo o potencial desse equipamento e ter tranquilidade para seguir viagem, a hora é agora. Continue a leitura e descubra como!

Entenda como funcionam as baterias de caminhões

Antes de apresentarmos as dicas, é válido esclarecer como funciona a bateria de caminhões. Esse componente evoluiu bastante nos últimos anos, especialmente com a chegada de novas tecnologias. Atualmente, é possível encontrar no mercado três modelos básicos:

  • AGM;
  • EFB;
  • ácido de chumbo (SLI).

As duas primeiras são as mais modernas e têm um alto desempenho, além de exigirem menos manutenções. Há algumas décadas, só existiam as baterias de ácido de chumbo, que requerem, por outro lado, uma verificação constante do nível e o complemento com água destilada sempre que necessário.

Nos novos modelos, a perda de água é muito baixa e o seu funcionamento e a sua eficiência são expressivamente superiores. Porém, seja qual for o modelo escolhido, ela é que fornecerá a energia necessária para dar partida no motor e operar diversos acessórios.

Vale destacar que as baterias para caminhões são bem diferentes das produzidas para os veículos comuns. Afinal, essas máquinas pesadas têm demandas diferentes e precisam percorrer longas jornadas. É por isso que, em geral, elas têm uma capacidade de 150 AH (ampére/hora). Além disso, é comum que esses veículos contem com um componente com um sistema de 24 volts, formado por duas baterias de 12 volts ligadas em série.

Confira 6 dicas para aumentar a vida útil da bateria de caminhões

Você sabe como aumentar a vida útil da bateria do seu caminhão? Assim como nos modelos comuns, o ciclo de vida dessa peça pode variar de acordo com a marca, com a capacidade e com o modelo. Ainda assim, algumas estratégias são capazes de aumentar a sua durabilidade, extraindo todo o seu potencial. São cuidados simples, fáceis de serem aplicados no dia a dia, mas muito eficazes. Confira a seguir!

1. Mantenha as revisões em dia

Por atuar na área de transportes, você já deve saber da importância das revisões periódicas, certo? Elas são essenciais para o correto funcionamento dos caminhões e ajudam a manter as peças e os sistemas em perfeito estado.

A bateria para caminhões é formada por diversos componentes, como cabos e conectores. Quando as revisões estão em dia, você previne falhas no sistema elétrico e garante que todos os itens sejam conservados.

2. Fique atento à origem dos acessórios instalados

Para dar mais conforto e qualidade de vida ao volante, o caminhão pode ser equipado com diversos acessórios. Acontece que luzes extras, rádios e ar-condicionado exigem muito da bateria do veículo, especialmente se não forem de qualidade.

A dica é pesquisar a origem desses acessórios e escolher fabricantes com credibilidade e garantia no mercado. Trata-se de um cuidado simples, mas que evita a sobrecarga da bateria, além de outros danos mais sérios.

3. Não desligue o motor em congestionamentos

No dia a dia da vida de um caminhoneiro, é comum se deparar com congestionamentos, fiscalizações policiais e até mesmo acidentes de trânsito. Quando isso acontece, você desliga o motor?

Por mais que seja tentador, é importante dizer que a prática prejudica a sua bateria. O “liga e desliga” do caminhão exige muito dessa peça e o consumo de energia aumenta. Como o período em que ele fica ligado é pequeno, o alternador tem dificuldades para recarregar e pode até descarregar totalmente.

4. Não ligue outros equipamentos antes de dar partida

O momento da partida é um dos mais críticos para a bateria do caminhão. É nessa hora que há uma grande descarga de energia e a existência de vários aparelhos ligados pode aumentar ainda mais esse pico.

O ideal é que o mínimo de equipamentos esteja em funcionamento nesse momento. Isso faz com que a partida seja mais suave e a bateria não sofra com sobrecargas que podem afetar a sua durabilidade e a sua eficiência.

5. Use um conversor

Como destacamos, a bateria de caminhões é formada por um sistema de 24 volts — veículos pesados precisam de ainda mais força para operar. No entanto, a maior parte dos aparelhos eletrônicos dentro da cabine funciona com 12 volts.

Como resolver o problema? O uso de um conversor é uma excelente estratégia. Esse equipamento não tem um alto custo e ajuda na conservação da sua bateria.

Todos os veículos já saem equipados com conversores e tomadas 12 V Aux.

6. Use apenas peças originais

Por fim, para garantir que a bateria do seu caminhão dure mais, prefira peças originais. Esses itens passam por um rigoroso processo de desenvolvimento e de testes pelo fabricante do veículo para garantir um perfeito funcionamento.

Além da garantia ofertada, você tem a certeza de que o seu caminhão conta com peças projetadas para o seu modelo. Isso evita danos nos conectores, superaquecimentos e falhas.

Saiba quais são os sinais de que a bateria está com problemas

Quais são os principais sinais de que a bateria do caminhão está com problemas? A grande dica é ficar atento a qualquer barulho durante a partida do motor. Por isso, “treine o seu ouvido” e esteja sempre alerta!

Além disso, a sensação de que a partida está mais pesada, a oscilação de luzes e a indicação no painel de um aquecimento excessivo são indícios de que a peça está chegando ao fim de sua vida útil. Diante de alguma dessas situações, o mais prudente é a realização de um teste de carga. O procedimento é simples e preciso ao indicar a necessidade de troca do componente. Se esse for o caso, lembre-se de adquirir uma bateria original e de um fabricante confiável.

Alguns fatores, como a credibilidade do fornecedor, a durabilidade do produto, a necessidade de manutenções, a amperagem e a resistência, não podem ser ignorados. Ou seja, o preço não pode ser o único motivo para a compra.

Aprendeu como aumentar a vida útil da bateria de caminhões? As dicas e as informações apresentadas são essenciais para o dia a dia de um caminhoneiro e para um gestor de frotas. Afinal, uma bateria com problema pode desencadear muitos prejuízos e atrasar as viagens.

Este post foi útil para você? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe de perto mais notícias e conteúdos como este!

Você também vai gostar

Bem-vindo ao novo site do Grupo Tracbel

Clique e escolha uma das opções abaixo:

Compre com segurança e comodidade